Brasileiro é eleito para secretário geral da Interpol

0

Na última terça-feira, 25, o comitê executivo da Interpol elegeu o brasileiro Valdecy Urquiza para para chefiar a agência policial internacional. Essa é a primeira vez que um profissional de um país em desenvolvimento é escolhido para o cargo.

Formado pela Academia Nacional do FBI em Quantico, Valdecy, ocupa atualmente o cargo de vice-presidente da Interpol para as Américas e chefe de cooperação internacional da Polícia Federal no Brasil.

O delegado Urquiza tem ampla experiência na promoção da cooperação policial internacional. Além de ocupar, desde 2021, mandato como Vice-Presidente para as Américas do Comitê Executivo da Interpol, também já atuou como Diretor Adjunto para Comunidades Vulneráveis da organização, entre 2018 e 2021. A plataforma do delegado Urquiza centrou-se na promoção da diversidade e da modernização da Interpol, bem como no fortalecimento da transparência e da integridade da organização, com vistas a reforçar seu papel crucial na cooperação policial e no combate ao crime em todo o mundo.

"A Interpol tem muito a ganhar com a diversidade e a experiência de outros países", disse ele. "A organização corre o risco de perder credibilidade e legitimidade se se isolar. O que precisamos para o sucesso da Interpol é pluralidade. Precisamos que todos os países se sintam incluídos, que todas as regiões sejam servidas", disse Urquiza à Reuters numa entrevista em Fevereiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.