Na última terça-feira, 25, o comitê executivo da Interpol elegeu o brasileiro Valdecy Urquiza para para chefiar a agência policial internacional. Essa é a primeira vez que um profissional de um país em desenvolvimento é escolhido para o cargo.
Formado pela Academia Nacional do FBI em Quantico, Valdecy, ocupa atualmente o cargo de vice-presidente da Interpol para as Américas e chefe de cooperação internacional da Polícia Federal no Brasil.
O delegado Urquiza tem ampla experiência na promoção da cooperação policial internacional. Além de ocupar, desde 2021, mandato como Vice-Presidente para as Américas do Comitê Executivo da Interpol, também já atuou como Diretor Adjunto para Comunidades Vulneráveis da organização, entre 2018 e 2021. A plataforma do delegado Urquiza centrou-se na promoção da diversidade e da modernização da Interpol, bem como no fortalecimento da transparência e da integridade da organização, com vistas a reforçar seu papel crucial na cooperação policial e no combate ao crime em todo o mundo.
"A Interpol tem muito a ganhar com a diversidade e a experiência de outros países", disse ele. "A organização corre o risco de perder credibilidade e legitimidade se se isolar. O que precisamos para o sucesso da Interpol é pluralidade. Precisamos que todos os países se sintam incluídos, que todas as regiões sejam servidas", disse Urquiza à Reuters numa entrevista em Fevereiro.