Inteligência de dados é crucial para o sucesso dos negócios, afirma especialista

0

De acordo com o Anuário do Gestor: CX Trends 2024, elaborado pela octadesk, em parceria com a Opinion Box, 27% dos consumidores afirmam que para melhorar a experiência de compra, as empresas poderiam oferecer promoções baseadas no histórico de aquisição; enquanto para 21% dos clientes, as corporações poderiam fazer acompanhamento após a entrega do produto. Neste cenário, João Machado, sócio fundador e CEO da Zoppy, adverte que o uso da inteligência de dados é crucial para o sucesso dos negócios.

"O uso inteligente de dados traz diversos benefícios para as empresas e, entre os principais, está a compreensão sobre o perfil do cliente. As métricas já existentes na base do negócio podem ser grandes diferenciais que permitem o tratamento personalizado do consumidor. Por exemplo, para um cliente com uma aquisição realizada recentemente no comércio, os dados podem viabilizar o envio de uma mensagem questionando como foi a experiência, enquanto para um cliente com histórico de compra realizada há meses, podem indicar uma mensagem vinculada a um cupom de desconto, que estimulará esse indivíduo voltar a consumir na loja", explica Machado.

Embora a discussão sobre o uso inteligente de dados para otimização da experiência do cliente esteja em ascensão há alguns anos, a adoção de tecnologias que armazenam e analisam a intenção de compra ainda é pouca no mercado. Segundo o relatório CX Trends 2024, elaborado pela Zendesk, apenas 30% dos líderes em Customer Experience afirmam que automatizam a identificação da intenção do consumidor por meio de IA ou Machine Learning. Para o CEO da Zoppy, tal fato é um ponto de atenção muito importante.

"A análise do perfil de compra é um fator chave até para a elaboração de campanhas de marketing assertivas. Entender onde está o público-alvo, ter conhecimento sobre fatores como idade, sexo e poder aquisitivo, podem proprcionar um direcionamento adequado para anúncios que serão apresentados a pessoas com mais probabilidade de adquirir o produto ou serviço", comenta.

Segundo o executivo, no que diz respeito ao setor varejista, a análise de dados vai muito além de otimizar a experiência do cliente, sendo fundamental também para a  tomada de decisões internas. "O uso de dados viabiliza diversos benefícios e, entre eles, permite o gerenciamento inteligente de gastos e de ROI – Retorno sobre Investimento. Além disso, quanto mais métricas internas forem coletadas sobre o negócio, mais assertivas serão as decisões, uma vez que as mesmas serão fundamentadas em fatores numéricos e não em opiniões", explica.

Ainda, na visão do especialista, a coleta, o armazenamento e a análise de dados são um investimento a longo prazo. "Saber onde gastar o dinheiro e, principalmente, para qual possível cliente, é o grande diferencial na saúde financeira de um negócio", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.