Quais desafios o Brasil deve superar para estimular inovação fora dos grandes centros urbanos?

0

Com mais de 215 milhões de habitantes e 8.510.000 km², o Brasil é uma nação que poderia ser facilmente um continente, não à toa, o país possui em cada região diferentes estruturas sociais e culturais marcantes.

O Brasil é um país extremamente rico culturalmente, tendo milhares de pratos típicos, músicas, leituras e dialetos, tornando-se um lugar único e com um potencial gigante. Porém, apesar da vasta extensão geográfica, o país ainda vê os centros de inovação estarem concentrados nos grandes centros urbanos.

De acordo com o mapeamento do Ecossistema de Startups, feito pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups), 53,2% ou mais da metade das startups de todo país estão na região sudeste, enquanto 23,6% estão na região sul. O nordeste possui 13,1% das startups brasileiras, ficando em terceiro lugar.

Naturalmente, os grandes centros urbanos atraem mais atenção das startups, pelo conjunto de facilidades que apresentam não somente nas conexões de negócios, como exemplificado na pesquisa, mas também pela possibilidade de atrair mais talentos, que estão presentes nestas regiões.

Porém, é necessário que as empresas entendam que o futuro da inovação não está atrelada ao seu ambiente geográfico, claro, que esta característica pode ser mais positiva, no início de uma empreitada no campo dos negócios, mas com tanto potencial, e com tantos talentos espalhados pelo Brasil, elas devem olhar com mais carinho para regiões que tradicionalmente não são vistas como centros de inovação no país.

Além disso, com o avanço da tecnologia, é possível cada vez mais conectar-se com pessoas de todos os locais, e determinar de modo satisfatório as responsabilidades previstas pela empresa aos funcionários, dependendo da área de atuação.

É claro que a migração de muitos cidadãos do norte e nordeste para o sul e sudeste do Brasil, principalmente no século XX, fizeram com que as regiões que receberam esta população tenham se expandido, e criado mais oportunidades de negócios ao longo dos anos, chegando também na era das startups.

Mas os tempos também mudaram, e hoje a inovação pode se fazer presente em muitos outros lugares, não somente nos grandes centros urbanos, por isso, é importante também que os governos promovam mais políticas de incentivo a inovação em locais que tradicionalmente não são vistos como centros, pois, assim, talentos que estão sendo desenvolvidos nestas regiões não sentem a extrema necessidade de sair para encontrar melhores oportunidades, e talentos de outras regiões também podem ser atraídos, a partir da visualização do futuro que o novo centro de inovação pode alcançar.

A tecnologia tem avançado de maneira significativa durante as últimas décadas, e esse movimento não deve sofrer um recuo no futuro próximo. Além de ser um transformador intenso de diversas vidas, por meio do estudo, ela também pode auxiliar na transformação de um país que tem muito potencial, mas que precisa começar a olhar para si mesmo, e entender cada como pode fazer isso da melhor maneira, para que atinja uma democratização de inovação em outros locais, transformando não somente a vida de quem está diretamente ligado, mas também de populações inteiras.

João Gabriel, especialista em tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.