Apesar de ser um dos países com maior nível de penetração da internet do mundo, o Brasil ficou apenas com o 42º lugar no ranking de economia digital 2010. O país permaneceu na mesma posição desde a análise do ano passado, com queda de 0,15 ponto da última edição para esta, ou seja, saiu de 5,42 e foi para 5,27.
Entre os países da América Latina, o Brasil é o segundo com melhor índice, ficando atrás apenas do Chile, que ocupa o 30º lugar no ranking global. O estudo, elaborado pela divisão de pesquisas da IBM e pela Unidade de Inteligência da revista britânica The Economist, analisa a capacidade de 70 países de absorver as tecnologias da informação e comunicação (TIC) e aplicá-las a favor do desenvolvimento econômico e social.
De acordo com a análise, o Brasil melhorou os índices de oportunidades de negócios e atração de investimentos estrangeiros, mas caiu nos quesitos "visão e política de governo" e "ambiente social e cultural", o que resultou na queda da média e fez com que ficasse estagnado na mesma posição. Por exemplo, a nota nacional do nível educacional relacionado a TIC caiu de 7,5 para 6 da edição passada para esta.
A categoria "infraestrutura de tecnologia e conectividade" revela que a internet no país alcançou um percentual de crescimento menor que no ano passado e, por isso, o Brasil recebeu nota 3. Já o acesso a celulares cresceu neste ano, o que rendeu nota 9, a melhor pontuação do país em todas as categorias do ranking.
Segundo a pesquisa, os dez primeiros colocados no ranking, encabeçado por Suécia, Dinamarca e Estados Unidos, respectivamente, apesar de terem ótimos níveis de desenvolvimento socioeconômico e educacional e subido algumas posições na lista, ainda precisam investir mais na universalização do acesso à internet em banda larga. A Suécia, ano passado em segundo, e a Dinamarca, em primeiro na edição de 2009, trocaram de posições, ao passo que os EUA subiram do quinto para o terceiro lugar da lista.
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