Porto Alegre quer integrar sistemas de saúde

0

Com o objetivo de criar um sistema integrado de informações de saúde em Porto Alegre, para qualificar o atendimento cidadão, as condições de trabalho e a gestão das ações de saúde, foi assinado na última segunda-feira, 26, um protocolo de intenções para o desenvolvimento do projeto de informatização da Saúde pelo prefeito José Fortunati, pelo titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Carlos Henrique Carsartelli, e pelo diretor-presidente da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa), André Imar Kulczynski.
Segundo Fortunati, o modelo de informatização proporcionará maior agilidade nos serviços do Sisma Único de Saúde (SUS). "Esta é uma ação inovadora que incrementará a gestão e o atendimento ao paciente, tornando-os mais adequados, ágeis e qualificados. Com isso, cada vez mais avançamos na área de saúde da cidade, fortalecendo, ampliando e democratizando o sistema à população", declarou.
O secretário-adjunto da SMS, Marcelo Bósio, esclareceu que será criada uma base única de cadastro do usuário, do território, de estabelecimento e de profissionais. "Hoje temos vários sistemas que não se falam. Com a unificação, quando o paciente voltar a uma unidade de saúde, o médico terá todo o histórico registrado, além do resultado dos exames, para dar prosseguimento ao tratamento. Temos o exemplo das farmácias distritais informatizadas. Com o novo projeto, antes de o paciente chegar, o farmacêutico já saberá quais os medicamentos de que ele vai precisar, sem necessidade de cadastramento", exemplificou.
Raio X
A SMS tem atualmente 172 estabelecimentos, utilizando fibras e enlaces de rádio, com frequência não licenciada, visando o fornecimento de serviços de dados, internet e telefonia. Desses, 33 locais já estão conectados, dois necessitam o serviço de voz sobre IP (VoIP), e 16 de locais de inclusão de equipamentos na rede interna para melhor gerenciamento. Além disso, 102 locais serão conectados via fibra ótica ou rádio, e 37 não têm viabilidade de acesso na atual rede da Infovia, devendo receber equipamentos para conexão.
De acordo com Bósio, foi estabelecido um cronograma para a implantação. Até junho do próximo ano a estrutura da rede estará concluída, sendo que os pilotos dos programas devem entrar em funcionamento no fim de 2011.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.