O comércio móvel, ou m-commerce, como também é chamado, deve aumentar exponencialmente nos próximos anos, de acordo com estudo da BitWizards. A empresa projeta que as compras feitas por usuários de dispositivos móveis – celulares, smartphones, tablets e laptops – devem gerar uma receita de US$ 1,4 trilhão em 2015 em todo o mundo, o que representará um crescimento de cerca de cem vezes na comparação com os US$ 210 bilhões registrados em 2009.
O estudo mostra um cenário promissor também para os fabricantes de dispositivos móveis, cuja receita deve saltar de US$ 1,2 bilhão, em 2009, para R$ 119 bilhões daqui a quatro anos.
Hoje, diz a BitWizards, metade dos consumidores fazem compras por meio do celular. A maioria (40%), no entanto, é de consumidores esporádicos, e apenas 10% são considerados consumidores assíduos. Além disso, a empresa constatou que, embora 40% tenham um celular, eles não o usam para efetuar compras.
Compras sociais
O estudo também traçou um panorama sobre os hábitos de consumo do usuário de dispositivos móveis. A grande maioria, cerca de 90%, é motivada pela chamada compra social – consumidores que confiam nas recomendações de amigos -, enquanto outros 70% confiam na opinião de outros consumidores. Os sites das marcas também foram classificados como confiáveis por 70% dos consumidores. Um dado curioso é que 62% dos entrevistados disseram que
a TV transmite confiança para compra e 41% dos consumidores confiam em anúncios em sistemas de buscas.
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