Rastreabilidade de medicamentos é tema de palestra no Fórum Saúde Digital

0

A garantia de origem e qualidade dos medicamentos com objetivo de proteger o paciente é um requisito imperativo nos dias atuais. Como consequência, está em curso a discussão e a implantação de sistemas de rastreabilidade da cadeia de suprimentos de medicamentos em várias partes do mundo. A apresentação que faz parte da grade do Fórum Saúde Digital, que acontece dia 23 de agosto, em São Paulo, irá traçar um panorama mundial sobre o tema e de como estão sendo resolvidas questões como a serialização, codificação e sistemas de comunicação e registro nos sistemas de rastreabilidade, sem comprometer a eficiência da operação logística e onerar o paciente.
A palestra será ministrada por Roberto Matsubayashi, gerente de Inovação e Alianças Estratégicas da GS1 Brasil-Associação Brasileira de Automação. Ele atua há mais de 20 anos em atividades relacionadas com gerenciamento da cadeia de suprimentos, logística e tecnologia da informação.
Rastreabilidade
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) resolveu, em marco desse ano, a aprofundar a discussão sobre a rastreabilidade de medicamentos, através de grupo de trabalho para avaliar a eficiência e efetividade das alternativas tecnológicas disponíveis. A medida foi tomada após uma recomendação do Conselho de Ministros da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), composto pelos ministros da Saúde, da Casa Civil, da Justiça, da Fazenda, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
O resultado do trabalho, cujo prazo ultrapassou o tempo previsto de 60 dias, será avaliado pela Anvisa, que irá definir as ações a serem implementadas. Com a medida, a Instrução Normativa nº 11, de 29 de outubro de 2010, que dispôs sobre a tecnologia, produção, fornecimento e controle da distribuição das etiquetas de segurança, fica revogada. A Lei 11.903/09 continua em vigor e o trabalho prevê o prazo de implantação do sistema de rastreabilidade em 2012.
Para aprimorar continuamente os mecanismos de rastreabilidade e autenticidade de medicamentos no país, foi criado, em 2009, o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, por meio da Lei 11.903/09. Segundo a Anvisa, o sistema prevê o monitoramento de todo medicamento produzido, dispensado e vendido no Brasil, desde a fabricação até o consumo pela população. De acordo com a lei, o controle deverá ser realizado por meio de sistema de identificação, com o emprego de tecnologias de captura, armazenamento e transmissão eletrônica de dados. A implementação será feita no prazo gradual de três anos.
Fórum de Saúde Digital
A segunda edição do Fórum de Saúde Digital, que acontece dia 23 de agosto, no Hotel Paulista Plaza, em São Paulo, apresentará uma grade de palestras relevantes aos CIOs e gestores que decidem investimentos de TI e telecom na área da saúde, atendendo os principais pontos de interesse do setor. O evento é promovido pela revista TI INSIDE e organizado pela Converge Comunicações.
A grade já se encontra no site. Ela incluiu:
*Palestra Internacional – Michele O'Connor, diretora sênior da prática de Healhtcare e Chief Privacy Officer da IBM;
* Tendências em telediagnósticos, por Thais Waisman, MD, PhD, Innovation Manager da ITMSTelemedicina do Brasil;
*Tecnologia aplicada ao gerenciamento e bem estar de doentes crônicos, por Eduardo Maurício Santana, diretor de TI da AxisMed;
*Estudo de caso: Teleurologia no Hospital Pediátrico de Harvard, por Mauricio Matsubara, diretor de tecnologia da Sciere;
*Case Hospital Samaritano, por Klaiton Luís Ferretti Simão, gerente Executivo de TI da Sociedade Hospital Samaritano;
*Grandes Tendências em Gestão de Saúde no Mundo, por Jomar Fajardo, Solution manager do Setor de Ciências da Saúde na equipe Global da SAP;
*Tendências em Gestão Hospitalar, por Fernando Vogt, diretor de negócio e saúde da Intersystems;
*GPAR – Gestão de Pacientes de Alto Risco, por Claudio Tafla, médico responsável pela gerência médica da Diretoria Técnica da AmilPar.
As inscrições com desconto promocional vão até sexta-feira, dia 5 de agosto. Mais informações no site www.convergeeventos.com.br ou pelo telefone 0800 77 15 028.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.