Estudo recém-divulgado pela Synergy Research aponta que a Avaya, fornecedora de software, sistemas e serviços de comunicações corporativas, superou a marca de 7 milhões de linhas de telefonia IP instaladas em todo o mundo, o que supera o número de implementações de linhas tradicionais neste ano.
A empresa, segundo o instituto de pesquisas, assumiu a liderança mundial em implementações de linhas de telefonia IP no primeiro trimestre, com 21% de participação, o que a mantém na posição pelo sexto trimestre consecutivo. "A adoção de telefonia IP por empresas está em notável crescimento, conforme demonstrado por um aumento de mais de 70% nos últimos 12 meses em relação ao primeiro trimestre deste ano", afirmou Jeremy Duke, presidente e CEO da Synergy.
O analista observa, no entanto, que o pico da curva de adoção ainda está por vir. Em 2004, a telefonia IP correspondia a 8 % do total de 423 milhões de linhas telefônicas empresariais instaladas no mundo todo, um valor que está em rápido crescimento com a migração de empresas do sistema de telefonia tradicional para obter os benefícios da convergência de voz e dados. O mercado geral para linhas IP instaladas deverá ser quadruplicado até 2007.
O usuário da linha de número 7 milhões é o ING Vysya Bank, um dos bancos privados da Índia. A marca foi atingida com a instalação pela instituição da sua "Linha de Atendimento ao Cliente", que passou a contar com as capacidades do IP Contact Center Express da Avaya.
O projeto de melhoria do atendimento, segundo o banco indiano, visa garantir disponibilidade de serviços bancários por telefone 24 horas por dia, 7 dias por semana, a seus clientes em toda a Índia, além de permitir que atenda um maior número de clientes e melhore seu tempo de resposta.