O mercado mundial de cartões de crédito movimentou em 2005 US$ 4.364 trilhões, dos quais 51,9% sob a bandeira Visa; 18,1% Mastercard; 4% American Express e JCB/Dinners, 0,7%. Em número de transações a Visa ainda tem participação maior, com 60,3% do total, Mastercard 26,9%; 11% Amex, 1,3% JCB e 0,5 Dinners.
A informação é do publisher da Nilson Report, David Roberston, que fez uma palestra sobre o mercado internacional de meios eletrônicos de pagamentos, nessa terça-feira, 29/8, no Congresso de Cartões e Crédito ao Consumidor, que acontece em São Paulo até esta quinta-feira.
Os Estados Unidos lideram a participação com US$ 2.489 trilhões de movimentação em 2005, sendo 63,6% de operações de crédito e 36,4% de débito. Seis empresas são as principais emissoras de cartões: Bank of America, JP Morgan, Citibank, Amex, Capital One e Discover.
Em relação ao futuro da tecnologia de cartões, Robertson disse que a principais soluções envolvem contact less e uso de celular. ?A Visa tem 18 projetos pilotos envolvendo esse tipo de solução?, acrescentou.
No Brasil, a Visa está conversando com operadoras de celular. Percival Jatobá, diretor de produtos da Visa do Brasil, disse que não vê dificuldades no uso do ponto de vista de tecnologia no uso celular como meio de pagamento.
Para ele a principal dificuldade será cultural, pois usuário terá que sentir facilidade de uso para aderir à solução, ser de fácil usabilidade. ?Trabalhamos o modelo negócio de cada cenário. A Visa é fomentadora das operações. Tem que haver interessante dos os bancos e as operadoras de telecom?, acrescentou. A Visanet já está operando recarga de celulares com a Vivo e em breve, anuncia que o serviço estará disponível para outras operadoras.
Em seu estande ela está mostrando as soluções de aplicações de cartão crédito no celular e de contact less, cujo objetivo é facilitar o micro-pagamento. ?O mais natural é lançar cartões com contact less, pois ele é uma evolução natural do que temos hoje?, finalizou. O potencial de mercado mundial é estimado pela Visa Internacional em US$ 1,3 trilhão.
Evento
Segundo Álvaro Musa, sócio-diretor da Partner Conhecimento, organizadora do evento, o mercado de cartões irá movimentar R$ 300 bilhões em crédito em 2010, o que significa quase o dobro desse ano, que atingiu R$ 178 bilhões; quase dez vezes mais do que foi em 1995(R$ 35 bilhões). Em número de transações, o volume atinge 1,8 bilhão.
Disse que o país pode se tornar um pólo exportador de outsourcing, competindo com a Índia, pois internamente já movimenta US$ 13 bilhões com serviços terceirizados.
Levantamento feito pela Partner Consultoria mostra um paradoxo, pois a maioria dos emissores processa cartões internamente, mas gigantes como a TSYS, Fidelity e First Data intensificam suas ações no país. ?75% dos cartões de crédito (Visa, Mastercard e Amex) são processados internamente e os 25% restantes terceirizados?, detalhou.