A BEA Systems, fornecedora de software de infra-estrutura corporativa, anunciou os resultados de um estudo sobre o mercado de portais corporativos feito com 254 clientes da empresa. A pesquisa, que envolveu ainda a síntese de mais de cem relatórios sobre o setor de portais publicados no ano de 2005, mostra um crescimento de 15% desses sites no mercado. Além disso, os resultados apontam a tecnologia de portal como prioridade estratégica de investimento pelo quinto ano consecutivo.
Outro dado relevante do levantamento é que os projetos de portais são, na maioria, financiados com o orçamento destinado às áreas de TI. Isso indica que os portais corporativos, junto com o uso da tecnologia, estão ajudando as empresas a vencer a concorrência e, ao mesmo tempo, contribuindo para que a TI agregue valor aos negócios, encurtando prazos e aproximando as metas. Setenta por cento dos CIOs ouvidos pela BEA afirmaram que priorizam projetos que possibilitam o crescimento no volume de seus negócios.
Além disso, há dados que mostram que outra motivação é o fato de a tecnologia de portais permitir o aproveitamento de sua infra-estrutura para suportar diferentes aplicativos da web e abrigar em um único lugar conteúdos que possam interessar a diferentes públicos da corporação. Alguns consultados chegaram a descrever os portais como a ?cara de SOA?, porque apresentam os benefícios da arquitetura orientada a serviços (SOA) diretamente à comunidade de usuários.
A pesquisa procurou avaliar o retorno sobre o investimento (ROI), medido com base na relação tempo e valor: 54% dos clientes pesquisados informaram que as implantações iniciais levaram menos de seis meses. As outras vantagens citadas por eles foram: crescimento da receita, melhoria na produtividade da central de atendimento, parcerias mais fortes com fornecedores e aumento na retenção e lealdade de clientes.