O Banco do Brasil abriu edital para o credenciamento de Autoridades Registradoras (ARs) que estejam interessadas em participar do programa de incentivo do uso de certificados digitais entre seus clientes. As ARs que se credenciarem ficarão encarregadas pela entrega de certificados para os clientes do banco. O edital está aberto para ARs de todo o país.
O BB vai oferecer, inicialmente, 35 mil kits compostos por uma leitora, um cartão com chip e o certificado digital (e-CPF ou e-CNPJ) do tipo A3, com validade de três anos. O conjunto custará R$ 255,40 e o objetivo da instituição é alcançar a marca de 200 mil certificados digitais até o fim de 2008.
Com os certificados, qualquer cliente do BB, portador de e-CPF e e-CNPJ, poderá realizar suas operações no banco via internet com maior segurança. As informações contidas no cartão garantem ao banco que quem está realizando a operação é o correntista já que a ICP-Brasil é baseada em uma plataforma criptográfica, que garante a transação de informações por meio eletrônico sem violação de terceiros. Entre as diversas operações, os clientes poderão enviar e receber informações da Receita Federal, como, por exemplo, enviar a declaração do imposto de renda. E ainda assinar digitalmente suas mensagens de correio eletrônico.
Em 2005, o BB, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Receita Federal firmaram um protocolo de intenções e se comprometeram a disseminar, entre contribuintes e usuários do sistema financeiro, a utilização dos certificados digitais e-CPF e e-CNPJ emitidos dentro da ICP-Brasil. Entre as ações para atingir esse objetivo, o BB entregou aos funcionários do ITI o mesmo kit que estará oferecendo para seus clientes.