Após equipar seus agentes comerciais espalhados pelo Brasil, que atendem a pequenas e médias empresas, com PDAs Nokia E61, a TIM começa a colher os frutos do projeto de mobilidade de sua força de vendas. Iniciado em outubro do ano passado, o projeto, que envolveu também a implantação do sistema TIM e-vendas Móvel, desenvolvido junto com a Abacomm ? empresa carioca especializada em soluções móveis ?, também contribuiu para melhorar a gestão da equipe de executivos de contas e consultores de soluções de mobilidade, além dos mais de 500 parceiros que compõem a sua rede de integradores.
Com o aparelho, o vendedor acessa o sistema TIM e-vendas Móvel durante a visita e faz uma simulação de venda de planos corporativos e aparelhos na presença do cliente, além de permitir consultas online ao crédito da empresa, o portifólio de aparelhos da operadora e outras informações que tornam mais ágil a negociação, conforme explica o responsável pela área de vendas corporativas da TIM, Lauro Monteiro, que participou nesta quarta-feira (29/8) do seminário Mobilidade Corporativa, promovido pelas revistas TELETIME e TI INSIDE, em São Paulo.
O sistema foi desenvolvido para dar suporte à força indireta de vendas, os TIM Business Partners (TBP), parceiros da TIM para o atendimento ao mercado de pequenas e médias empresas. A principal característica da ferramenta, segundo Monteiro, é a possibilidade do agente realizar toda a venda por meio eletrônico, sem a necessidade de utilizar folhetos e formulários, eliminando os erros e aumentando a produtividade na venda. Os vendedores passam a ter portifólio eletrônico de produtos, simulador de venda em tempo real, análise de crédito online e recursos para a gestão de sua carteira com o gerenciamento dos contatos e todos os compromissos do dia.
De acordo com Monteiro, o sistema entrou em operação em janeiro deste ano e hoje já é utilizado por metade da força de vendas, que é composto por 5 mil agentes comerciais. A meta, segundo ele, é que até o fim do ano 95% das equipes de vendas dos 650 escritórios de representação comercial que a TIM mantém espalhados pelas sete regiões em que opera estejam integrados ao sistema.
Entre os benefícios já obtidos com o TIM e-vendas Móvel, o executivo aponta o maior controle, acompanhamento e agilidade no processo de vendas, melhor gestão do canal de negócios e redução do ciclo de vendas.