O mercado de gerenciamento de serviços de segurança gerou receita de US$ 66 milhões em 2007 e poderá chegar a US$ 332 milhões até 2013, segundo estimativas da empresa de consultoria e pesquisa de mercado Frost & Sullivan. A maior aposta das empresas nesse segmento está centrada na América Latina com o serviço de Managed Security Services (MSS), impulsionada pelo crescimento das ameaças e o aumento da consciência sobre a necessidade crescente de soluções de segurança de rede.
Na região, os países que dominam esse segmento são Brasil e México, que representaram 65% do mercado no ano passado. "Um dos fatores principais que promovem o setor de MSS na América Latina é o aumento da vulnerabilidade e a diferença entre demanda e oferta de soluções de segurança", explica Fernando Belfort, analista de pesquisa da Frost & Sullivan.
Contudo, a falta de consciência sobre as potenciais ameaças e violações é a maior restrição para o mercado de MSS latino-americano. Além disso, ainda há certa desconfiança com relação aos serviços de segurança terceirizados, principalmente nos setores financeiro e bancário.