A Spring Wireless, empresa com foco no desenvolvimento e gerenciamento de soluções móveis para clientes corporativos, adquiriu 100% do capital da Okto. Trata-se do mais importantes negócio envolvendo o setor de (SVA) no país desde a fusão entre Compera e a nTime, ocorrida no fim do ano passado. O valor do negócio não foi divulgado, mas sabe-se que a Spring Wireless utilizou parte do aporte de US$ 63 milhões que recebeu há duas semanas do Goldman Sachs, da NEA e da Ideiasnet, seus novos controladores.
A Okto é a maior empresa de SVA do Brasil em termos de receita. Faturou R$ 30 milhões em 2007 e projeta alcançar R$ 50 milhões neste ano, registrando um volume superior a 400 milhões de transações tarifadas. A Okto é forte especialmente na integração de serviços de SMS, estando conectada com as plataformas de todas as grandes operadoras móveis brasileiras. Além disso, nos últimos anos conseguiu abrir uma frente de negócios relevante na área de interatividade com programas de TV, assim como em mobile marketing.
A princípio, a marca Okto será mantida, assim como a estrutura física e os 150 funcionários da empresa. A presidente da Okto, Ann Williams, continuará no comando da companhia. E a Spring Wireless começará a oferecer os serviços da Okto, especialmente mobile marketing, para seus clientes corporativos no Brasil e no exterior.
Estratégia
Para especialistas, a união entre Spring Wireless e Okto é um movimento inteligente, pois as duas empresas são complementares. A primeira é forte no mercado corporativo, enquanto a segunda fez sua história na oferta de SVAs que são comprados pelo consumidor final. A aquisição da Okto é interpretada como mais um sinal de que o mercado de SVA no Brasil está em um processo de consolidação. Outras aquisições, envolvendo empresas diversas, devem ser anunciadas provavelmente ainda este ano, acreditam algumas fontes. Vale lembrar que nesta semana foi anunciada a compra da Movile pela Compera nTime e o aporte da Rio Bravo na Abacomm, notícias antecipadas por este informativo.
A Spring Wireless tem mais de 250 clientes espalhados por 20 países. Mais de 70 mil celulares corporativos utilizam aplicativos desenvolvidos pela empresa. Além da forte presença na América Latina, a Spring Wireless atua na Rússia, em Portugal, na Espanha, na Bélgica e na França. E na semana que vem irá inaugurar um escritório em Seattle, nos EUA. A empresa espera alcançar um faturamento de US$ 500 milhões até 2012.
Os atuais controladores da Spring Wireless detém as seguintes participações acionárias: Goldman Sachs (20%), NEA (20%) e Idéiasnet (12%). Intel e Ericsson deixaram a sociedade.
Evento
As revistas TELETIME e TI INSIDE realizarão, entre os dias 21 e 23 de outubro, em São Paulo, o 1º Fórum Mobile + – Mobilidade e Negócios. Trata-se do primeiro e mais importante encontro voltado aos novos negócios relacionados à mobilidade, o que inclui aplicações corporativas, plataformas para transações financeiras e mobile marketing. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.tiinside.com.br/eventos