A Telebras divulgou nesta segunda-feira, 29, a lista das entidades de pesquisa sem fins lucrativos selecionadas para atuar em projetos conjuntos nas áreas de redes e infraestrutura de telecomunicações, computação em nuvem, cidades digitais e dados abertos. Elas vão fazer parcerias para o desenvolvimento de tecnologias que diminuam custos de implantação e operação da rede nacional de telecomunicações. A lista das entidades está disponível no site da Telebras (www.telebras.com.br/inst/wp-content/uploads/2011/03/Resultado-Final-Sigla.pdf).
Para participar dos projetos, as entidades devem ter pesquisadores e grupos de pesquisas que trabalhem com o tema selecionado. Também foi exigido que a instituição tenha infraestrutura de laboratórios, na área de interesse da Telebras, relacionado ao tema selecionado, e a existência de grupo de pesquisa vinculado à instituição com atuação em linha de pesquisas relacionadas ao tema selecionado e em pelo menos um dos subtemas associados.
Também foi exigida que a instituição comprovasse a realização de trabalhos anteriores ou atuais acerca do tema solicitado e existência de pedido de patente registrada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) ou a organismos internacionais congêneres.
- Projetos