Cada vez mais pessoas estão apostando em iniciar suas ações no e-commerce. Pensando nisso, a HostGator, empresa de hospedagem de sites, fez um levantamento para saber mais sobre o funcionamento desse mercado em 2022. Segundo a pesquisa, o número de negócios online deve aumentar 24% no Brasil até o final do ano, acima do crescimento de 17% registrado em 2021, no levantamento realizado pela HostGator, em dezembro, sobre o surgimento de negócios online.
O estudo foi feito com cruzamento de dados da SmartHint e da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), e indica que muito do crescimento projetado ocorre por conta de grandes eventos que aquecem o mercado nesses seis meses, como Dia dos Pais, Semana do Brasil, Black Friday e Natal – isso sem contar a Copa do Mundo, que deve movimentar bastante as vendas no último trimestre.
"Esses números mostram que o sonho de empreender segue vivo, e as soluções de hospedagem e domínios que oferecemos estão aí para ajudar nossos clientes a conquistarem seu espaço no mercado. Dessa forma, a expectativa é de que o mercado fique ainda mais aquecido em 2023, com negócios se fortalecendo e outros surgindo em todas as regiões do Brasil", comentou Ricardo Melo, diretor de marketing da HostGator Brasil.
Os setores que mais cresceram neste ano foram equipamentos de escritório e informática, móveis e eletrodomésticos, vestimenta e farmácia. O levantamento de 2021 feito pela HostGator já indicava vestuário e farmácia como boas apostas para 2022, demonstrando que o mercado continua se recuperando após as variações observadas durante os períodos mais fortes da pandemia do coronavírus.
Confira esses dados e outros números no infográfico:
Fonte: HostGator
Outro fator bastante animador para o e-commerce é uma projeção feita pela ABComm. Nela, há indicativos de que o setor de comércio eletrônico deve fechar o ano de 2022 com um faturamento de R$ 169,5 bilhões.