Brasil sobe para 6ª posição em ranking mundial de cibersegurança

0

Os brasileiros subiram da 7ª para a 6ª posição no ranking global de conhecimento sobre cibersegurança e privacidade na internet, de acordo com um recente estudo realizado pela NordVPN. Os resultados destacam os pontos fortes e fracos do Brasil em práticas de segurança online, em meio a uma redução global na conscientização.

Este ano, o Teste Nacional de Privacidade (NPT), uma pesquisa anual da NordVPN, avaliou 25.567 indivíduos em 181 países. "Esse teste assume a responsabilidade de educar as pessoas globalmente sobre ameaças cibernéticas e equipá-las com dicas essenciais para se protegerem contra fraudes, coleta de dados, vigilância e outros perigos online", explica Marijus Briedis, Diretor de Tecnologia da NordVPN.

Principais resultados do Teste Nacional de Privacidade

– Proficiência: os brasileiros demonstraram habilidades excepcionais na criação de senhas fortes (97%) e na identificação de ofertas suspeitas de serviços de streaming (93). Também mostraram entendimento sobre permissões de aplicativos (91%) e os riscos de compartilhar dados sensíveis nas redes sociais (90%).

– Questões de privacidade com IA: apesar de suas forças, apenas 6% dos brasileiros reconhecem as questões de privacidade associadas ao uso de IA no trabalho.

– Comparação global: Cingapura liderou o ranking global com uma pontuação de 62/100, seguida por Finlândia e pela Lituânia (61/100), Alemanha e Estados Unidos (60/100).

– Declínio global: a pontuação global caiu de 64% em 2022 para 61% em 2023, seguida de 58% este ano, refletindo uma redução contínua na conscientização sobre privacidade e cibersegurança online.

"Os avanços tecnológicos podem ser avassaladores. Aplicativos online, impulsionados pela conveniência, estão enraizados em nossa vida diária, e as pessoas priorizam frequentemente a facilidade de uso em detrimento da privacidade, expondo-se involuntariamente a riscos", explica Briedis. "Embora seja preocupante ver essa queda geral, isso apenas confirma a crescente necessidade de mais educação sobre a proteção de nossos dados pessoais online", complementa.

Desafios

Apenas 64% dos brasileiros demonstraram entender os benefícios de atualizar aplicativos prontamente, uma diminuição significativa em relação aos 75% de 2023. Em contrapartida, mais pessoas estão cientes da importância de ler os termos de serviço de aplicativos e serviços online (23% em 2023 vs. 30% em 2024).

Mesmo assim, há lacunas preocupantes no conhecimento de privacidade: somente 8% da população sabe quais dados os Provedores de Serviços de Internet (ISPs) coletam como parte dos metadados, 6% precisam aprender mais sobre quais problemas de privacidade devem ser considerados ao usar a IA para o trabalho, e apenas 15% estão cientes de como proteger sua rede Wi-Fi doméstica.

Em termos de insights demográficos, pessoas entre 30-54 anos apresentaram as melhores habilidades em cibersegurança globalmente, com a maioria dos Cyber Stars (indivíduos altamente conhecedores) pertencentes a essa faixa etária. Os respondentes dos setores de TI e financeiro obtiveram as pontuações mais altas, destacando-se na conscientização e na prática de medidas de segurança digital.

América Latina

Assim como seus colegas finlandeses ou poloneses, os participantes brasileiros mostraram-se informados sobre o que fazer após serem notificados de que um dispositivo desconhecido tentou fazer login em seu e-mail. Eles também estão entre os mais informados sobre os benefícios de atualizar apps constantemente.

No entanto, junto com outros países da América Latina, como México e Argentina, o Brasil é um dos que menos conhece os golpes comuns que estão sendo realizados com IA e as questões de privacidade e segurança relacionadas a dispositivos conectados.

"Hoje em dia, os usuários estão mais focados nos benefícios imediatos do que na segurança em longo prazo, e essa mudança pode ter resultado nesses números. Além disso, à medida que as pessoas navegam por vastas quantidades de conteúdo, alertas de segurança importantes e dicas de privacidade muitas vezes se perdem no meio do ruído", completa Briedis.

O National Privacy Test é uma pesquisa de acesso aberto, permitindo que qualquer pessoa do mundo faça o teste e compare seus próprios resultados com os globais. Neste ano, 25.567 respondentes de 181 países responderam a 23 perguntas que avaliaram suas habilidades e conhecimentos sobre privacidade online.

Os dados atuais foram analisados até 17 de julho de 2024 e apresentados no relatório. Se houver diferença em relação aos dados da página do NPT, significa que houve mais participantes desde 17 de julho e que o resultado mudou ligeiramente. Já a análise de 2023 considera os dados completos do período, mas a comunicação do ano passado analisou apenas os resultados provisórios até 19 de julho de 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.