Para entregar soluções cada vez mais completas e inovadoras aos seus clientes, a empresa precisava aprimorar o desenvolvimento de seus sistemas com a implementação de uma cultura de testes automatizados em sua equipe de TI.
Com mais de 15 anos de experiência no mercado, a Safira Energia oferece um ecossistema completo de energia elétrica, incluindo geração, gestão, comercialização e consultoria.
Desafios que impactam na eficiência
A Safira Energia tem seus produtos digitais como diferenciais de mercado e enfrentava desafios relacionados à qualidade de software e eficiência operacional, que impactavam diretamente na competitividade e no lançamento de novas funcionalidades.
A unidade de negócios Safira Solar+ tinha um alto número de demandas de desenvolvimento e evolução do sistema, mas havia desafios na padronização de processos de desenvolvimento, o que gerava frequentemente bugs críticos, especialmente em áreas sensíveis como o faturamento.
Esses problemas causavam obstáculos na relação com os clientes e revelavam uma lacuna nas práticas de qualidade e testes da empresa. A equipe de desenvolvimento, composta em sua maioria por desenvolvedores novos, tinha dificuldade em garantir a estabilidade e a funcionalidade dos sistemas, resultando em um ciclo contínuo de retrabalho.
A implementação de uma cultura
Para solucionar os desafios de qualidade de software, a Safira Energia recorreu à consultoria da Objective, multinacional brasileira especializada em experiências digitais e transformação de negócios, que iniciou a implementação de uma cultura de testes automatizados. A metodologia aplicada foi a Objective Test Flow, que integra testes automatizados em todo o ciclo de desenvolvimento, garantindo que nenhum código seja integrado sem passar por testes rigorosos.
Essa jornada envolveu capacitação de técnicas, processos e arquitetura de qualidade; automação total e instantânea de massa de dados, ambientes, integrações e simulações; Suporte ferramental e frameworks para desenvolvimento orientado a testes; bem como implantação da abordagem end-to-end para viabilizar o processo de continuous delivery.
De acordo com Denilson Santos, CEO da Safira Solar+, um dos diferenciais foi a formação de uma equipe interna, composta por desenvolvedores-chave selecionados pela Safira Energia e especialistas da Objective aplicando a técnica de pareamento, na qual os especialistas e desenvolvedores trabalhavam lado a lado, escrevendo testes e compartilhando melhores práticas em tempo real. "Essa colaboração estreita permitiu que os desenvolvedores da Safira Energia adquirissem conhecimento e experiência em testes unitários e de integração, essenciais para validar novos códigos antes da fase de produção", afirmou.
Durante aproximadamente 7 meses, esse processo foi aplicado, juntamente com cerimônias de alinhamento e novos indicadores de qualidade, expandindo gradualmente a participação dos desenvolvedores em todo o processo. A colaboração estreita entre a equipe do Safira Solar+ e os especialistas da Objective resultou em uma mudança cultural significativa, melhorando a qualidade dos sistemas e aumentando a satisfação dos clientes.
Resultados de uma cultura eficaz
A implementação dessa nova cultura impactou diretamente nos bugs, que tiveram uma queda de 57%, em 4 meses de atuação da consultoria. Além de uma evolução na cobertura de testes, chegando a quase 78% em UI, e quase 29% em backend, representando uma melhora de quase 9 pontos percentuais.
A implementação da Cultura de Testes Automatizados do Safira Solar+ provocou uma transformação nos processos e na maturidade das equipes. O número de testes aumentou gradualmente, mês a mês. Ao longo dos 7 meses foram aplicados 647 testes automatizados no ciclo de desenvolvimento. O principal ganho, contudo, foi que a maturidade das equipes evoluiu ao ponto de todos alcançarem o conhecimento para aplicar testes de forma autônoma.
Entre as melhorias implementadas, destaca-se o desenvolvimento de testes integrados, a migração de tecnologias para versões mais modernas, a criação de testes para impedir erros críticos na área de faturação, e a otimização de dados para viabilizar métricas e indicadores para o time de desenvolvimento.
"O incentivo da liderança do Safira Solar+ na implementação da Cultura de Testes Automatizados foi fundamental para a evolução da maturidade das equipes. Essa mudança cultural alcançou o envolvimento de toda a equipe na valorização e aplicação de testes no trabalho diário, que ganhou maturidade, autonomia e maior eficiência no desenvolvimento de software", destaca Marcelo Luis Walter, Head de Consultoria da Objective.