A Lenovo e a IBM, em cooperação com a Comissão de Segurança dos Produtos de Consumo dos Estados Unidos, anunciaram nesta sexta-feira (29/9) a retirada voluntária de aproximadamente 526 mil baterias de íon de lítio fabricadas pela Sony. A Lenovo Brasil procederá gratuitamente a seus clientes a substituição das baterias. A Lenovo e a IBM comercializaram notebooks com esses modelos de baterias Sony ou como baterias de substituição entre fevereiro de 2005 e setembro de 2006.
Embora nenhum modelo de bateria seja imune a superaquecimento ou falhas, a Lenovo confirma que as baterias Sony podem superaquecer, o que representa risco de incêndio, e por esta razão está orientando seus clientes a verificarem se estão utilizando alguma das baterias afetadas. A decisão de fazer o recall foi tomada após relatórios de um incidente no aeroporto de Los Angeles.
A Lenovo aconselha aos clientes que venham a substituir suas baterias, que enquanto não fizerem a substituição do produto, continuem a utilizar seus PCs, mas retirem a bateria e conectem o adaptador AC e o cabo de alimentação na rede elétrica, para ligar o sistema. E recomenda que os clientes só utilizem baterias ThinkPad originais fornecidas pela Lenovo ou por um revendedor autorizado.
Os clientes deverão entrar em contato com a Lenovo para determinar se a bateria que utilizam em seus PCs notebooks está sujeita a esta retirada por intermédio do site www.lenovo.com/batteryprogram (há opção em português para os consumidores brasileiros) ou ligar para o Centro de Atendimento no Brasil: São Paulo, (11) 3889-8986; outras localidades, 0800-701-4815.
Outra que também anunciou um recall de baterias de íon de lítio da Sony (por sinal uma estão do recall que já havia feito) é a Toshiba. A substituição será feita nas baterias utilizadas nos notebooks Dynabook, Qosmio, Satellite Portege e Tecra. A companhia afirma que nenhum problema foi detectado no produto, mas irá substituir 830 mil baterias a título de precaução. A Toshiba já havia anunciado na semana passada um recall de 340 mil baterias da fabricante japonesa.
A Dell também está convocando seus clientes a substituir as baterias utilizadas em notebooks. A fabricante disse ter recebido novas informações sobre as baterias afetadas com células fabricadas pela Sony, ocasionando um aumento no número de baterias devolvidas, passando de 4,1 milhões de unidades para cerca de 4,2 milhões.
Com o objetivo de garantir que todas as baterias potencialmente afetadas sejam identificadas e devolvidas à Dell, a empresa solicita que seus clientes verifiquem seus equipamentos, caso ainda não tenham pedido ou recebido baterias novas. Para determinar se as baterias foram afetadas, o cliente deve acessar o website da Dell em www.dellbatteryprogram.com ou ligar para 0800-9703355.