O Banco do Brasil e a Cielo firmaram parceria com a Oi para operar o sistema de mobile payment (pagamento de contas via celular) em grande escala em todo o país. Em nota, o BB disse que a proposta é compartilhar as expertises das três empresas de forma a oferecer mais comodidade e mobilidade aos clientes. "Trata-se de mais uma iniciativa cujo objetivo é popularizar o acesso aos serviços financeiros."
A parceria ampliará a rede de aceitação de pagamento por meio de celular, que passará de 75 mil para 1,8 milhão de estabelecimentos. A operação envolve dois negócios. O Banco do Brasil e a Oi firmaram acordo para emissão de cartões de crédito com bandeira compartilhada (co-branded) e pré-pagos, no formato tradicional baseado na tecnologia mobile payment. Em outra frente, Cielo e Oi anunciaram a criação de uma joint venture, direcionada ao desenvolvimento da aceitação de mobile payment no Brasil.
O Banco do Brasil diz que a sua atuação no mercado brasileiro de crédito ampliará a capacidade de venda de produtos financeiros para clientes da Oi. "Unindo a força de crédito da instituição com a expressiva base de clientes da Oi, a parceria potencializará a utilização dos serviços de crédito via celular", diz a nota. O BB e a Oi lançarão também produtos com foco em pré-pagamento para uso em sistema de débito, de forma a dar acesso aos serviços financeiros a uma maior parcela da população. "A combinação das experiências das duas empresas gerará um portfólio diversificado de produtos financeiros, com proposta de valor nova e atraente para os clientes", afirma o diretor de cartões do Banco do Brasil, Denilson Molina.
O portfólio de produtos contemplará os mais variados perfis de clientes da Oi, inclusive os que utilizam atualmente o Paggo, que serão convidados a migrar para os novos produtos a partir do primeiro semestre de 2011. "A nossa proposta atende aos mais diversos nichos de mercado, contemplando tanto produtos mais sofisticados, que utilizam a tecnologia contactless NFC (transmissão de dados sem contato em curta distância), quanto a produtos financeiros de pré-pagamento. O nosso foco também é incorporar o programa de relacionamento com o cliente, Oi Pontos, já lançado no mercado de Telecom em parceria com outros segmentos", acrescenta João Silveira, diretor de mercado da Oi.
Além de oferecer maior conveniência para o cliente final e estabelecer uma aproximação com lojistas, a sociedade entre Cielo e Oi expandirá a aceitação de meios de pagamento eletrônico pelo qual o terminal eletrônico para pagamento (PoS) não tem forte penetração. "O relacionamento comercial das duas empresas, somado ao baixo custo e à robustez do celular, permitirão entrar de maneira mais efetiva em segmentos de baixo volume financeiro ou baixo tíquete, como taxistas, feirantes, profissionais liberais, representantes porta a porta e muitos outros", comenta Eduardo Chedid, vice-presidente de soluções e negócios da Cielo.
- Serviço