Os empresários brasileiros estão otimistas com o desempenho de seus negócios, conforme revela pesquisa realizada com dirigentes de empresas que atuam como canal de vendas de tecnologia, divulgada nesta quarta-feira, 29, pela Intel Brasil, encomendada a Marco Marketing Consultants. O resultado foi apurado através de levantamento com 521 empresários do setor dos principais centros do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte.
Questionados sobre as perspectivas de negócio para os próximos anos, 86% dos empresários disseram que apostam no aumento das vendas e da lucratividade de suas empresas. Entre estes, 79% acreditam que o aumento das receitas virá do mercado de pequenas empresas e 63% apostam nas empresas de médio porte. Como terceira opção, 30% dos entrevistados apontam os pequenos escritórios como segmento promissor.
Para o canal, a venda de hardware será a grande responsável pelo crescimento da lucratividade: 77% dos entrevistados acreditam que os desktops liderarão as vendas nos próximos anos e 73% acham que os notebooks e netbooks serão os principais impulsionadores dos negócios. Uma parcela dos empresários aponta a oferta de serviços técnicos como os responsáveis pelo aquecimento do comércio de produtos de TI.
A pesquisa revela, ainda, que grande parte do canal ainda espera atender seus clientes através de produtos das grandes multinacionais – no mercado de notebooks, a preferência pelos produtos importados chega a 67% dos entrevistados. Entretanto, o mercado também acredita no enorme potencial de crescimento dos integradores locais – 66% dos entrevistados acreditam que as vendas de desktops se dará com máquinas produzidas localmente em regime de OEM, e 38% acreditam que os integradores brasileiros serão os principais responsáveis pelo aumento da lucratividade no canal.
O mercado de servidores – tradicionalmente dominado por grandes multinacionais – também mostra uma tendência para a diversificação, em especial pela adoção de servidores entrada de linha por pequenos e médios empresários e profissionais liberais. Atualmente, 38% dos entrevistados esperam que o crescimento na venda de servidores se dê com máquinas de fabricantes locais.
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