Netflix, YouTube Vídeos e Music, Amazon Prime Video, Disney Plus, Globo Play, Spotify e Deezer. Estas são as plataformas de streaming preferidas por clientes TIM na hora de consumir música e filmes. Duas pesquisas realizadas através da plataforma TIM Ads com a base pré-paga da operadora dão detalhes de como está a adesão e a receptividade ao serviço no país, e mostram as oportunidades que podem ser exploradas junto ao consumidor.
Em seis dias, durante o mês de agosto, mais de 160 mil clientes TIM em planos pré-pago, em todo o país, responderam às enquetes sugeridas pela TIM, recebendo bônus em navegação ou dados como recompensa. Com alto engajamento especialmente por clientes mais jovens, até 35 anos, as pesquisas mostram o que os serviços de música e vídeo têm em comum: a busca por entretenimento e o uso predominante em smartphones. O entretenimento se faz presente no tipo de conteúdo consumido: filmes e séries estão no topo da escolha dos clientes quando falamos de vídeo, com 27% de escolha cada, enquanto Funk e Sertanejo são os ritmos musicais mais frequentes no celular, com 31% e 25% de votos, respectivamente.
Com 44% de usuários de serviços de música gratuitos, é possível verificar que ainda há muito espaço para crescimento no mercado. Importante considerar também a alta frequência de acesso, com 53% dos respondentes declarando acessar plataformas de música todos os dias. Enquanto isso, 34% (47% tem interesse) dos clientes já assinam algum serviço de streaming de vídeo, tendo Netflix a preferência de 33% dos respondentes.
Juntos, smartphones e tablets respondem por 81% da preferência dos aparelhos utilizados para ouvir música. Para vídeos, a preferência é dividida com TV: 49% usam smartphones e 37% usam a tela grande para acompanhar suas séries e filmes favoritos.
Para Renato Ciuchini, Head de Estratégia e Transformação da TIM, as pesquisas mostram a diversidade do cliente pré-pago e expõem as oportunidades de interação com esse público: "Os dados das pesquisas mostram como o cliente TIM consome conteúdo especialmente em casa, seja enquanto realiza outras atividades ou para aproveitar o momento em família. Temos cada vez mais engajamento nas pesquisas que realizamos e acreditamos que este um dos espaços preferidos dos clientes para mostrar o que esperam da TIM. É com este retorno que desenvolvemos ofertas que atendem cada vez mais à expectativa dos consumidores".