A automação de marketing é uma solução eficaz para iniciar uma comunicação personalizada com novos contatos, para gerar mais vendas e para manter os clientes engajados. Seu grande diferencial é que, conectando canais como site, CRM e outros, você consegue elaborar ações baseadas no que mais importa: os interesses de quem está em contato com a sua empresa.
Para entender como a automação pode ser usada para impulsionar seus resultados e manter os clientes ligados à sua marca, existem (pelo menos) 6 exemplos de automação essenciais.
Conversão em formulários
Esse é um tipo de automação indispensável para iniciar um relacionamento com quem acessa seu E-commerce – seja em busca de promoções e novidades da sua loja ou mesmo para receber conteúdos mais informativos.
Adicionando formulários nas páginas mais acessadas do seu site, nas redes sociais ou em páginas criadas especificamente para converter novos leads e integrando esses formulários com uma ferramenta de automação de marketing, você consegue elaborar:
- Ações de boas-vindas para quem ainda não estava na sua base de leads e se cadastrou em algum formulário.
- Comunicações personalizadas considerando os produtos de interesse de cada contato.
- Manter os dados de quem já estava na sua base, mas se cadastrou novamente, atualizados.
Interação em ações de e-mail marketing
Depois que você começa a investir em e-mail marketing, é possível criar comunicações a partir do engajamento de leads e clientes.
Verifique o comportamento de seus contatos em relação aos envios realizados e planeje ações de acordo com o nível de interação de cada um deles. O engajamento dos leads pode ser usado para personalizar os próximos envios.
Dados como cliques nos envios e visualização são exemplos do que analisar. No caso dos cliques, você pode criar ações para contatos que clicaram em algum link do seu envio ou então especificar o link.
Ex.: contato clicou em um link sobre produto x -> recebe uma mensagem com mais detalhes sobre o produto, desconto especial etc.
Ex.: clicou em um link sobre o serviço x -> recebe uma mensagem com mais detalhes e com um call to action para que ele possa solicitar um orçamento do serviço pelo qual demonstrou interesse.
Esses envios segmentados costumam ter melhores taxas de abertura, taxas de cliques e taxas de conversão, pois os conteúdos enviados serão de acordo com as interações dos contatos nos envios anteriores.
Navegação em produtos específicos
Com o envio de produto visitado da nossa ferramenta de automação, também é possível realizar verificações baseadas nas informações obtidas através de seu site.
Basta indicar o site em que a navegação dos produtos será verificada e integrá-lo com a nossa plataforma.
Após algumas configurações, como a de definição do tempo que cada usuário precisa ficar em determinada página de produto para recebê-lo por e-mail, é só criar o conteúdo do envio.
Esse tipo de ação irá incentivar usuários que demonstraram um interesse prévio por seus produtos a fechar a compra deles.
Quando o usuário insere um item no carrinho do site, mas não compra
Se você já vende online, deve saber que é essencial não apenas acompanhar a interação de leads e clientes no seu site, mas saber o que fazer quando eles desistem de realizar uma compra.
Ações com base na data de aniversário dos leads e clientes
Esse tipo de ação é de muita utilidade para estabelecer um bom relacionamento com seus leads e clientes. Afinal, quem não quer ganhar algum presente em uma data especial, não é mesmo?
Sabendo a data de nascimento de seus contatos, você pode criar a automações de e-mail de aniversário de forma rápida, definindo apenas o momento em que o usuário receberá o envio de email, SMS ou Push.
Além de parabenizar o lead pelo seu dia, você pode surpreendê-lo com uma oferta para que ele comemore o seu dia obtendo um novo produto.
Depois que um contato compra na sua loja
Verifique quando foi a última vez que esses clientes compraram, quais produtos foram adquiridos e outras informações que possam ajudar a personalizar as novas ações.
Essas informações permitem a criação de conteúdo personalizado para o público. Por exemplo: de acordo com os produtos adquiridos anteriormente, você pode criar ações para divulgar itens complementares, atualizações etc.
Se seus produtos tiverem uma duração específica, melhor ainda, pois assim consegue automatizar um e-mail de recompra com os mesmos produtos comprados anteriormente e que seu cliente não tem mais, pois acabaram ou estão próximos de acabar.
Além de incentivar novas compras, você pode criar fluxos de automação com foco em fidelizar clientes – compartilhando pesquisas de satisfação e solicitando feedbacks sobre os itens adquiridos de forma geral. Com isso, você vai entender exatamente quais são os pontos fortes dos produtos que oferece e o que pode melhorar para proporcionar uma experiência de compra inesquecível para os consumidores!
Juliana Lopes, Customer Success Sênior da Dinamize.