Apesar de estarem inseridos no mercado de telecomunicações, grande parte dos provedores de Internet no Brasil precisam trazer inovação para o negócio, fidelizar clientes e escalar o crescimento. Dos 8657 provedores homologados pela Anatel, os regionais são responsáveis por cerca de 40% de todos os acessos à rede e disputam um mercado acirrado e altamente competitivo, mas com baixo valor agregado para a demanda atual em que o consumidor exige mais entregas e melhor experiência de navegação.
Foi olhando tanto para este mercado que precisa entender gargalos e apostar em ferramentas inovadoras para chamar a atenção, reter e fidelizar cliente, e reduzir o custo operacional, quanto para as startups de telecom em busca de investimento para soluções competitivas em negócios do segmento, que a Solintel, especialista em serviços para provedores, e a Bossanova, a Venture Capital que mais investe em startups na América Latina, lançaram o primeiro comitê de investimentos para provedores de internet.
Serão entre R$3 milhões e R$5 milhões aportados entre 10 a 15 startups. "O mercado de telecom é distante dos ecossistemas de inovação. A ideia do comitê nasceu para aproximar os provedores de internet das startups. Os donos dos provedores, que sentem as dores do negócio no dia a dia, vão impulsionar e potencializar as soluções pensadas pelos fundadores de startups, maximizando resultados para ambos", destacou Asshaias Felippe, Presidente da Solintel.
Segundo ele, o mercado de telecom enfrenta um grande desafio porque existe hoje uma intensa competição pelo cliente com a entrega das mesmas tecnologias. "São dois caminhos para combatermos a alta competitividade do segmento: agregar serviços inovadores no negócio e melhorar a experiência do assinante com novas soluções que vão impactar os usuários na ponta, as famílias e as empresas atendidas", afirmou.
A oportunidade criada com o lançamento do comitê possibilita que os provedores invistam no seu negócio para encontrar novos caminhos e soluções com a contratação de tecnologias, implantação de novos canais de vendas, atração de novos talentos, entre outras formas de trazer valor para a operação. "O comitê será o primeiro grupo de investidores em telecom específico em serviços e soluções para o ecossistema dos ISPs no Brasil. Esta aproximação tem um facilitador adicional: sendo cotistas do comitê, os provedores vão escolher investir em algo que faz sentido para o seu cliente, desenvolvendo uma sinergia que impacta no crescimento dos dois mercados", avalia João Kepler, CEO do Bossanova.