Kumulus anuncia mudanças na direção com novos CEO, CTO, COO e VP de International Operations para expandir a companhia

0

A expansão global das empresas brasileiras é beneficial não apenas para as companhias, mas para o país. Segundo informações da edição de 2023 do estudo "Trajetória de Internacionalização das Empresas Brasileiras", conduzido pela Fundação Dom Cabral, cerca de 51% das empresas participantes pretende iniciar novas operações internacionais nos próximos dois anos, sendo o EUA o foco de 25% dessas. Além disso, 8% das empresas revelaram ter feito investimentos significativos no exterior.

De olho nesta tendência, a Kumulus, empresa de consultoria e serviços em nuvem e dados, anunciou que agora vai mirar seus esforços de expansão nos Estados Unidos, após a expansão nos mercados da América Latina. Buscando se posicionar como referência em transformação digital, a empresa divulga a alteração na diretoria: Jefferson Camargo assume como CEO; Marcelo Cauduro continua com o cargo de CTO, Ricardo Copriva assume como COO e Thiago Iacopini, antigo CEO, assume como VP de International Operations.

A estratégia da Kumulus para a expansão de seus negócios no exterior será feita por meio de dois modelos de negócios. O primeiro envolve a venda direta, em que a empresa colaborará diretamente com a Microsoft para atender os clientes nos Estados Unidos e Reino Unido. O segundo será uma parceria sólida com o Grupo Logicalis, envolvendo uma colaboração conjunta para agregar suas ofertas e combinar esforços na entrega do portfólio completo de transformação digital da Kumulus.

"Temos objetivos de crescimento bastante desafiadores e acredito que esta nova abertura de negócios internacionais permitirá acelerar nosso crescimento, bem como o desenvolvimento de toda nossa equipe, para atender aos padrões de entrega exigidos pelos nossos novos clientes", revela Iacopini. "Pretendemos continuar nossa jornada constante de evolução e crescimento da empresa, além de manter o alinhamento com nosso sócio investidor, entregando os serviços da Kumulus em colaboração com a Logicalis em todo o mundo.

Segundo o VP de International Operations, o principal desafio em mercados maduros como os EUA é a concorrência, mas o profissional se diz confiante. "Creio que temos um ótimo modelo de trabalho e grandes reconhecimentos, recebidos nos últimos anos". A Kumulus conquistou seis categorias do Prêmio Microsoft Partner of the Year 2023, destacando-se como a empresa mais premiada na América Latina. Além disso, também foi premiada como Partner of The Year em 2022.

De acordo com a pesquisa "CIOs Role in Digital Transformation" do Gartner, 80% dos CEOs estão aumentando seus investimentos em tecnologia digital como resposta às atuais pressões econômicas, que incluem inflação, escassez de talentos e restrições na oferta. Apesar de muitas iniciativas digitais em andamento, poucas delas estão proporcionando os resultados digitais esperados pela alta administração.

Para se posicionar como líder em transformação digital, a companhia está focando seus esforços em aumento da participação no market share nacional, parcerias com grandes empresas, qualidade na entrega, educação e empoderamento da equipe. "Estamos intensificando nossos esforços para consolidar e expandir nossa presença no mercado nacional, através de campanhas direcionadas, parcerias estratégicas e foco na satisfação do cliente", explica Jefferson Camargo, o novo CEO. "A aliança com grandes empresas globais de tecnologia, como as Logicalis LATAM, US, UK e PT, nos permite integrar tecnologias de ponta em nossas ofertas de serviços, proporcionando aos nossos clientes acesso às ferramentas e plataformas mais avançadas disponíveis".

O novo COO, Ricardo Copriva, entende a importância da eficiência nos processos e da colaboração entre diferentes departamentos, destacando sua experiência como o principal motivo para isso. Para ele, o novo cargo é uma oportunidade de investir na excelência operacional e crescimento sustentável da companhia. "A promoção para o cargo de COO é um marco significativo em minha carreira, representando tanto um desafio inspirador quanto uma oportunidade gratificante. Essa promoção transcende o aspecto profissional, pois vejo como uma responsabilidade essencial para o futuro da Kumulus", comenta. "Reconheço a importância de direcionar esforços para áreas que promovam eficiência, inovação e uma cultura organizacional".

Capacitação e formação é o principal foco da companhia

A capacitação e retenção de talentos é uma das principais metas do setor de RH. Segundo o Guia Salarial da Robert Half de 2023, 47% dos profissionais de RH consideram encontrar talentos um dos maiores desafios, com a retenção de talentos sendo a principal barreira para 75%. E a internacionalização e crescimento não pode acontecer sem uma equipe qualificada.

Marcelo Cauduro, atual CTO, revela que manter a Kumulus na vanguarda do setor exige uma compreensão profunda das tendências tecnológicas emergentes, como inteligência artificial, edge computing, segurança cibernética avançada e otimização de ambientes em nuvem.  "A tecnologia é o cerne do nosso negócio, e meu objetivo é alinhar de forma estratégica nossa visão tecnológica com os objetivos de negócios da Kumulus.  Pretendo investir em desenvolvimento profissional e na aquisição de talentos para garantir que estejamos sempre atualizados com as melhores práticas e tecnologias emergentes".

O novo CEO acredita que, para promover a inovação, é essencial criar um ambiente que incentive a criatividade, o pensamento crítico e a experimentação. "A qualidade na entrega é o nosso principal norte. Levamos esse compromisso muito a sério e planejamos intensificar o treinamento e desenvolvimento de nossos profissionais, com o objetivo de manter e elevar o nível de satisfação dos nossos clientes".

"Já implementamos diversas iniciativas nesse sentido, como espaços para brainstorming, programas de incentivo para ideias inovadoras, parcerias e colaborações com universidades, promoção da diversidade e inclusão, organização de desafios e hackathons, além de coletar feedback e pesquisas de satisfação de nossos clientes e colaboradores", finaliza Jefferson Camargo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.