A expansão global das empresas brasileiras é beneficial não apenas para as companhias, mas para o país. Segundo informações da edição de 2023 do estudo "Trajetória de Internacionalização das Empresas Brasileiras", conduzido pela Fundação Dom Cabral, cerca de 51% das empresas participantes pretende iniciar novas operações internacionais nos próximos dois anos, sendo o EUA o foco de 25% dessas. Além disso, 8% das empresas revelaram ter feito investimentos significativos no exterior.
De olho nesta tendência, a Kumulus, empresa de consultoria e serviços em nuvem e dados, anunciou que agora vai mirar seus esforços de expansão nos Estados Unidos, após a expansão nos mercados da América Latina. Buscando se posicionar como referência em transformação digital, a empresa divulga a alteração na diretoria: Jefferson Camargo assume como CEO; Marcelo Cauduro continua com o cargo de CTO, Ricardo Copriva assume como COO e Thiago Iacopini, antigo CEO, assume como VP de International Operations.
A estratégia da Kumulus para a expansão de seus negócios no exterior será feita por meio de dois modelos de negócios. O primeiro envolve a venda direta, em que a empresa colaborará diretamente com a Microsoft para atender os clientes nos Estados Unidos e Reino Unido. O segundo será uma parceria sólida com o Grupo Logicalis, envolvendo uma colaboração conjunta para agregar suas ofertas e combinar esforços na entrega do portfólio completo de transformação digital da Kumulus.
"Temos objetivos de crescimento bastante desafiadores e acredito que esta nova abertura de negócios internacionais permitirá acelerar nosso crescimento, bem como o desenvolvimento de toda nossa equipe, para atender aos padrões de entrega exigidos pelos nossos novos clientes", revela Iacopini. "Pretendemos continuar nossa jornada constante de evolução e crescimento da empresa, além de manter o alinhamento com nosso sócio investidor, entregando os serviços da Kumulus em colaboração com a Logicalis em todo o mundo.
Segundo o VP de International Operations, o principal desafio em mercados maduros como os EUA é a concorrência, mas o profissional se diz confiante. "Creio que temos um ótimo modelo de trabalho e grandes reconhecimentos, recebidos nos últimos anos". A Kumulus conquistou seis categorias do Prêmio Microsoft Partner of the Year 2023, destacando-se como a empresa mais premiada na América Latina. Além disso, também foi premiada como Partner of The Year em 2022.
De acordo com a pesquisa "CIOs Role in Digital Transformation" do Gartner, 80% dos CEOs estão aumentando seus investimentos em tecnologia digital como resposta às atuais pressões econômicas, que incluem inflação, escassez de talentos e restrições na oferta. Apesar de muitas iniciativas digitais em andamento, poucas delas estão proporcionando os resultados digitais esperados pela alta administração.
Para se posicionar como líder em transformação digital, a companhia está focando seus esforços em aumento da participação no market share nacional, parcerias com grandes empresas, qualidade na entrega, educação e empoderamento da equipe. "Estamos intensificando nossos esforços para consolidar e expandir nossa presença no mercado nacional, através de campanhas direcionadas, parcerias estratégicas e foco na satisfação do cliente", explica Jefferson Camargo, o novo CEO. "A aliança com grandes empresas globais de tecnologia, como as Logicalis LATAM, US, UK e PT, nos permite integrar tecnologias de ponta em nossas ofertas de serviços, proporcionando aos nossos clientes acesso às ferramentas e plataformas mais avançadas disponíveis".
O novo COO, Ricardo Copriva, entende a importância da eficiência nos processos e da colaboração entre diferentes departamentos, destacando sua experiência como o principal motivo para isso. Para ele, o novo cargo é uma oportunidade de investir na excelência operacional e crescimento sustentável da companhia. "A promoção para o cargo de COO é um marco significativo em minha carreira, representando tanto um desafio inspirador quanto uma oportunidade gratificante. Essa promoção transcende o aspecto profissional, pois vejo como uma responsabilidade essencial para o futuro da Kumulus", comenta. "Reconheço a importância de direcionar esforços para áreas que promovam eficiência, inovação e uma cultura organizacional".
Capacitação e formação é o principal foco da companhia
A capacitação e retenção de talentos é uma das principais metas do setor de RH. Segundo o Guia Salarial da Robert Half de 2023, 47% dos profissionais de RH consideram encontrar talentos um dos maiores desafios, com a retenção de talentos sendo a principal barreira para 75%. E a internacionalização e crescimento não pode acontecer sem uma equipe qualificada.
Marcelo Cauduro, atual CTO, revela que manter a Kumulus na vanguarda do setor exige uma compreensão profunda das tendências tecnológicas emergentes, como inteligência artificial, edge computing, segurança cibernética avançada e otimização de ambientes em nuvem. "A tecnologia é o cerne do nosso negócio, e meu objetivo é alinhar de forma estratégica nossa visão tecnológica com os objetivos de negócios da Kumulus. Pretendo investir em desenvolvimento profissional e na aquisição de talentos para garantir que estejamos sempre atualizados com as melhores práticas e tecnologias emergentes".
O novo CEO acredita que, para promover a inovação, é essencial criar um ambiente que incentive a criatividade, o pensamento crítico e a experimentação. "A qualidade na entrega é o nosso principal norte. Levamos esse compromisso muito a sério e planejamos intensificar o treinamento e desenvolvimento de nossos profissionais, com o objetivo de manter e elevar o nível de satisfação dos nossos clientes".
"Já implementamos diversas iniciativas nesse sentido, como espaços para brainstorming, programas de incentivo para ideias inovadoras, parcerias e colaborações com universidades, promoção da diversidade e inclusão, organização de desafios e hackathons, além de coletar feedback e pesquisas de satisfação de nossos clientes e colaboradores", finaliza Jefferson Camargo.