A transformação digital se consolidou como uma necessidade para garantir a competitividade e sobrevivência de organizações em todo o mundo. A revolução tecnológica, que vinha se desenhando gradualmente nas últimas décadas, acelerou-se com a pandemia da Covid-19, forçando empresas a repensar suas estratégias e processos de negócios. Nesse cenário, os profissionais de Tecnologia da Informação (TI) emergiram como protagonistas para o sucesso dessa jornada, contribuindo para o avanço e a maturidade do setor.
Mas, afinal, qual é a relação entre uma equipe de tecnologia e o crescimento de uma empresa?
Como Head da Runtalent, empresa especializada em alocação de profissionais de TI, tenho acompanhado de perto o papel desempenhado por esses especialistas no processo de adaptação das organizações à era digital. Não se trata mais de luxo ou escolha, mas uma demanda do mercado para as empresas, independentemente do setor de atuação. O fato é que aqueles que resistem a essa mudança arriscam ficar para trás.
A evolução digital exige uma série de modificações em que é fundamental contar com técnicos qualificados para implementá-las. Para se ter ideia, esses profissionais são responsáveis por construir sistemas e aplicativos que automatizam processos de negócios, o que aumenta a eficiência operacional, reduz erros e permite uma gestão otimizada de recursos. Além disso, são essenciais para a criação de infraestrutura de dados, desenvolvimento de algoritmos e implementação de soluções de Business Intelligence (BI), possibilitando a tomada de decisão de forma embasada e analítica.
Há de se falar, ainda, na crescente ameaça de ataques cibernéticos que tornou a segurança da informação uma prioridade crítica, sobretudo, no ambiente corporativo. São esses especialistas que garantem a proteção dos ativos digitais das organizações, mantendo sistemas e dados estratégicos em sigilo, além de estarem prontos para responder a incidentes.
As habilidades desses profissionais podem ir muito além, contribuindo para a criação de valor e reputação do negócio; impactando positivamente no desenvolvimento de produtos e soluções, na integração de setores e melhorando a interação com o cliente, por exemplo. Por isso, entendo e defendo sempre que o investimento na área, por meio da parceria entre empresas e especialistas em tecnologia, é estratégico para a construção de uma organização sólida, moderna e atenta às tendências e transformações exigidas por esse novo momento do mercado.
Marcelo Raphael, head de Projetos e Operações da Runtalent.