Após quatro meses de atraso, a Apple iniciou na sexta-feira (26/10) as vendas do seu novo sistema operacional. A nova versão, cujo codinome é Leopard, custará entre US$ 129, para usuários individuais, e US$ 199, para um pacote que permite a instalação em até cinco máquinas. A Apple ainda não tem previsão de quando o produto será lançado no Brasil.
Uma as principais inovações do sistema operacional é o seu sistema de backup automático de arquivos, conhecido como Time Machine. O novo software, segundo a Apple, também traz melhorias nos sistemas de e-mail e mensagens instantâneas, bem como o recurso que permite ao usuário visualizar documentos ou arquivos sem abrir um programa separado.
O Leopard é a sexta versão do sistema operacional da Apple em seis anos, um feito que a empresa aproveita para se contrapor a prática da Microsoft, que levou mais de cinco anos para lançar o Windows Vista, que chegou ao mercado no começo deste ano.
Na semana passada, a Apple anunciou os resultados do quatro trimestre fiscal com um lucro líquido US$ 904 milhões, um crescimento de 67% na comparação com o mesmo período do ano fiscal anterior. A empresa atribuiu o desempenho não apenas às fortes vendas do iPod e do iPhone, mas principalmente por sua linha de computadores Macintosh, que agora sairão de fábrica com o novo sistema operacional.
No trimestre, as vendas do iPhone somaram 1,12 milhão de unidades e as do tocador de música digital iPod atingiram 10,2 milhões de unidade. Já as vendas do Macintosh alcançaram 2,2 milhões, o que deve aumentar ainda mais com o Leopard ? ao menos é o que espera a fabricante.