A IBM Brasil anuncia duas novas posições na empresa com o propósito de reforçar ainda mais sua comunidade técnica. José Carlos Duarte assume o novo cargo de CTO (chief technologist officer) e Fábio Gandour foi nomeado cientista chefe da subsidiária. As promoções fazem parte da estratégia da empresa de impulsionar o crescimento dos negócios em um ambiente globalmente integrado, disseminando a tecnologia e a pesquisa científica.
Reconhecido este ano como Distinguished Engineer, um dos mais altos e respeitados níveis dentro da comunidade técnica da IBM, José Carlos Duarte assume o recém-criado cargo na companhia. O executivo fará parte do "IBM Innovation Network", uma rede global formada por líderes de tecnologia e inovação de 27 países. A principal missão do CTO é ser o embaixador de inovação e tecnologia no país, trazendo ao mercado mensagens que traduzam a tecnologia criada nos laboratórios de pesquisa da IBM. Ele terá o papel de ajudar clientes e parceiros, entre eles as universidades, a entenderem o escopo de pesquisa e as iniciativas de inovação da IBM. Internamente, Duarte trabalhará para incentivar e promover o conhecimento científico, fomentando a inovação também entre os funcionários.
José Carlos Duarte iniciou sua carreira na IBM há 31 anos como técnico em hardware. Desde então, atuou nas áreas de suporte a produtos IBM ligados a soluções de arquitetura de TI.
A IBM Brasil também retoma a participação na área de pesquisa científica com a designação de Fábio Gandour como seu cientista chefe. Ele será responsável pela implantação de um novo modelo de pesquisa, dentro do conceito de "ciência como negócio". Esse modelo, a ser executado em caráter colaborativo, será voltado para a execução de agendas de investigação científica que promovam resultados de alto impacto nos negócios da IBM e seus colaboradores.
Gandour é funcionário da IBM há 18 anos e exerceu funções voltadas à indústria de saúde, desenvolvimento de soluções e, mais recentemente, atuava como gerente de novas tecnologias. Nessa posição, desenvolveu um modelo de comunicação simplificada para o melhor entendimento da tecnologia em geral e da informática em particular.