A NCR encerrou o terceiro trimestre com receita de US$ 1,38 bilhão, um aumento de 8% na comparação anual – a cifra incluiu cerca de 2 pontos percentuais de vantagem na conversão de moeda estrangeira. A fabricante de equipamentos e sistemas de auto-atendimento registrou receitas de US$ 82 milhões no período, provenientes de operações contínuas, ou US$ 0,49 de lucro por ação, comparado aos US$ 33 milhões, ou US$ 0,18 de lucro por ação no mesmo trimestre de 2007. A receita inclui US$ 12 milhões em custos, ou US$ 0,06 por ação, decorrente de atividades de realinhamento organizacional.
Segundo o informe de resultados, a empresa gerou US$ 157 milhões de caixa com atividades operacionais durante o terceiro trimestre, ante US$ 65 milhões no mesmo período do ano anterior. Dispêndios de capital na ordem de US$ 37 milhões aumentaram em US$25 milhões no período do ano anterior. Além disso, a NCR utilizou US$ 104 milhões do caixa para recomprar aproximadamente 4,1 milhões de ações no trimestre.
Para o ano, a NCR espera um crescimento de 8% a 9% das receitas, o que, se confirmado, representará um aumento entre 6% e 8% sobre a estimativa apresentada anteriormente. A empresa também estima que o lucro por ação para o ano todo, proveniente de operações contínuas, seja da ordem de US$ 1,54 a US$ 1,59.
"Temos demonstrado capacidade de adaptação em um ambiente econômico enfraquecido, pois estamos operando bem quanto às nossas prioridades estratégicas, administrando de forma a obter aumento crescente nas receitas e construindo uma estrutura de custos sustentável", disse Bill Nuti, presidente e CEO da NCR.
No Brasil, o clima é também de otimismo. A subsidiária brasileira, que está entre os principais fornecedores de solução de auto-atendimento para o setor financeiro, embora não divulgue os números, afirma que cresceu acima da meta, além de ter anunciado recentemente que está disposta a fazer investimentos para assumir a liderança desse importante mercado nos próximos dois anos.