A Accenture, consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, anunciou nesta quinta-feira, 29, conclusão da aquisição da unidade de serviços profissionais da Nokia. Com isso, a empresa passa a contar com a plataforma Symbian, sistema operacional mais usado no mundo para smartphones.
A nova área, batizada de Accenture Embedded Mobility Services, terá como foco a oferta de serviços de software e de valor agregado para o segmento de telefonia móvel. O objetivo é complementar o portfólio que a companhia já oferecia a seus clientes, de forma a reduzir custos de desenvolvimento e lançamento de produtos, garantindo a sua qualidade e funcionalidade.
"Os profissionais que vêm da Nokia contam com uma expertise que permitirá à Accenture oferecer mais suporte para as implementações e manutenção da plataforma Symbian", explica Petronio Nogueira, líder da área de Comunicação e Alta Tecnologia da Accenture. "Nós esperamos utilizar esse conhecimento, em escala global, para auxiliar o mercado a atuar em outros ambientes tecnológicos, como Linux, Apple, RIM e Windows Mobile."
Entre as novas ofertas, estão suporte técnico e de engenharia; soluções de otimização, localização de erros e recuperação de dados; serviços de desenvolvimento de software para áreas críticas de armazenamento de memória; offshore e gerenciamento de serviços para programas complexos de telefonia.
A Accenture espera ainda auxiliar o clientes em um ponto essencial: a necessidade da realização de testes. De acordo com uma pesquisa da companhia, 88% das empresas do segmento não têm a prática de testar os seus insumos adequadamente – ainda que tipicamente esse processo consuma cerca de um terço do desenvolvimento dos produtos. "Com a nova área, será possível oferecer um framework de testes, automatizado e completo, com simuladores que auxiliarão nossos clientes e direcionar melhor as suas estratégias de negócios", afirma Nogueira.
Adicionalmente, serão oferecidos serviços de tecnologia que permitem a comunicação entre servidores ou desktops, soft-panels e terminais alinhados com as tendências de download de conteúdos por parte dos consumidores.
- Diversificação estratégica