Com faturamento de R$ 1,086 bilhão e vendas de mais de 1,1 milhão de computadores no primeiro semestre nos mercados brasileiro e argentino, a Positivo Informática anunciou nesta segunda-feira, 29, o lançamento de sua linha de smartphones e tablets da divisão de mobilidade. Os novos dispositivos são resultado do investimento de R$ 45 milhões feito pela empresa em pesquisa e desenvolvimento neste ano, e que inclui também desktops, notebooks e ultrabooks, todos equipados com o sistema operacional Windows 8, da Microsoft. Os produtos estarão disponíveis no mercado a partir da segunda quinzena de novembro.
A entrada no mercado de mobilidade é a aposta da fabricante de PCs para expandir as vendas e o fortalecer a marca. Juntamente com os novos smartphones e tablets, a Positivo também desenvolveu uma loja própria de aplicativos. “Apostamos na força da marca Positivo e queremos ser um player importante nesse mercado. Não podemos revelar números, mas esperamos resultados significativos em nosso faturamento com a área de mobilidade a partir do ano que vem”, disse o presidente da Positivo Informática, Hélio Bruck Rotenberg.
Apesar do foco no mercado de mobilidade, o executivo avalia que os desktops ainda têm muito espaço no mercado, principalmente entre os chamados consumidores de entrada, que vão adquirir o seu primeiro computador. “Continuamos sendo líderes no mercado de computadores há sete anos consecutivos e vamos apostar ainda mais nesse segmento”, afirmou Rortenberg.
O presidente da Positivo explica que a distribuição dos novos produtos será feita em grande parte pelas redes de varejo com as quais mantém acordo comercial, mas ele antecipa que será feito um trabalho específico para os pontos-de-venda, principalmente para os produtos equipados com o Windows 8. Segundo Rotemberg, 80% do faturamento da Positivo nos últimos trimestres foram provenientes do varejo, 15% do setor de governo e 5%, do segmento corporativo.