Na Futurecom 2019, que acontece até quinta-feira, 31, em São Paulo, Flavio Cardoso, CEO da American Tower (ATC) chama a atenção para a necessidade de melhoria nas regulamentações do Brasil e, com isso, avançar os investimentos em 5G no país, o que trará muitas oportunidades para os brasileiros.
Os complexos processos de regulamentação do Brasil para a obtenção de licenças de infraestrutura de sites são um dos principais desafios de telecomunicações no país. Em meio a esse cenário de regulamentação, alguns municípios desenvolveram processos simplificados de licenciamento de sites e antenas, criando uma nova legislação que incentiva a expansão das redes e o aumento da conectividade de acordo com a Lei Federal de Antenas.
Cardoso destaca o apoio do ATC a essas iniciativas municipais que facilitam um processo de regularização claro e simplificado. "A modernização de leis e processos permitirá que os municípios avancem para o futuro da economia digital, possibilitando melhores serviços enquanto abre caminho para a implantação de redes 5G mais densas", diz.
"Nós da American Tower, nos empenhamos para continuar desenvolvendo um papel fundamental como parceiro na implementação de infraestrutura de telecomunicações", ressalta Cardoso, acrescentando que "o Brasil é um mercado chave na estratégia global da ATC e um mercado cada vez mais importante na América Latina. Estamos felizes por estar na Futurecom apresentando algumas das soluções de infraestrutura líder no setor, que são baseadas em nossa experiência e sucesso ao redor do mundo".
Soluções
O novo Site Inteligente é um poste compacto de 18 metros de altura com uma variedade de tecnologias, incluindo um sistema de antena de retificadores e baterias, transmissão de fibra óptica e diversos sensores que monitoram a temperatura, abertura de portas e movimentação de equipamentos usando a rede IoT/LoRaWAN da empresa.
"A American Tower é uma das primeiras no Brasil a oferecer a solução completa com integração de todos os componentes e tecnologias de infraestrutura compartilhada para o mercado nacional", disse Camargo. "O Site Inteligente permite uma implantação mais rápida e menor impacto visual, com foco principalmente em áreas densamente povoadas. O equipamento pode atualmente ser compartilhado por duas operadoras, número que em breve aumentará com a adição de tecnologias".
Com a nova solução de monitoramento de ativos da ATC, o Asset Monitoring, e sua tecnologia de rede IoT/LoRaWAN, o Site Inteligente pode monitorar múltiplas funções através de sensores instalados na infraestrutura e nos equipamentos das operadoras, melhorando a eficiência e manutenção e prevenindo o vandalismo. Além disso, seu design permite outras utilizações como a instalação de lâmpadas LED, que servem como poste de luz ou de câmeras para sistemas de vigilância.
O Asset Monitoring, feito em parceria com a Everynet, é uma das principais soluções de IoT desenvolvidas pelo IoT Open Labs, o centro de desenvolvimento e experiência de IoT no Brasil, que já conta com 60 parceiros.