De acordo com a Associação de Examinadores Certificados De Fraude, o Brasil ocupa o terceiro lugar na lista de países com mais casos de fraudes digitais. Com o aumento da presença do consumidor no ambiente digital e, consequentemente, de tentativas de fraudes, as empresas se vêem constantemente na necessidade de desenvolver estratégias de prevenção de golpes. Nesse cenário, soluções de prevenção à fraude como as oferecidas pela Mangopay são cada vez mais essenciais.
"As empresas enfrentam o desafio de equilibrar proteção contra fraudes e oferecer uma experiência fluida ao cliente. Há vulnerabilidades ao longo da jornada do consumidor que, se não forem abordadas com soluções personalizadas, podem comprometer a satisfação final tanto da empresa quanto do usuário", analisa Thiago Bertacchini, Head de Vendas da Mangopay.
De acordo com o especialista, existem diversos riscos escondidos no ecossistema baseado em contas. Embora essa estratégia seja eficaz em encorajar que o usuário permaneça na plataforma, é um meio que atrai riscos específicos e uma necessidade de gerenciamento mais cuidadoso, especialmente se a empresa não investe recursos em métodos de identificação e verificação de usuários. Dentre os principais riscos estão:
• Abuso na criação de contas: Indivíduos podem criar diversas contas para explorar o sistema e se beneficiar de recursos destinados a novos usuários. Tal prática compromete a integridade da plataforma, bem como obstrui a análise de dados e experiência geral do usuário.
• Reconhecimento de usuários legítimos: Plataformas precisam ter certeza que os membros ativos e recorrentes são legítimos, tornando imprescindível o uso de ferramentas de autenticação fortes para prevenir fraudes de identidade.
• Invasão de contas: É um risco fruto da baixa proteção de contas através de meios de verificação. Dessa forma, golpistas tomam controle de perfis já existentes, obtendo acesso a dados sensíveis como documentos e cartões de crédito.
Tanto a jornada do consumidor quanto do fraudador apresentam vulnerabilidades semelhantes. Os pontos de maior atenção, segundo o especialista, são o momento de criação da conta, pagamento e pós-transação. A ausência de ferramentas de prevenção de fraudes que, por meio de machine-learning, realizam análise comportamental do usuário e, portanto, identificam quando há inconsistência, prejudica o estabelecimento de uma base de clientes. Assim, quanto maior for o risco de transações fraudulentas aprovadas, maior a insegurança dos consumidores para entrar na plataforma, reduzindo vendas.
"Fraude é uma combinação de fatores. Além de proteger as contas dos usuários, é fundamental conscientizar o consumidor sobre como os golpistas agem. O combate às fraudes deve ser uma ação conjunta: de um lado, tecnologias avançadas e em constante evolução, e, do outro, um usuário cada vez mais informado e preparado", finaliza Bertacchini.