Em sua missão de disseminar a criação de uma cultura de cibersegurança e de Segurança de Informação (SI) forte entre seus clientes, a Netglobe Cyber Security anuncia sua Head de Conscientização, Natália Diamante.
"Trata-se de uma área historicamente considerada por um viés técnico. Chegamos para atuar em um momento em que isso muda, e em que empresas de todos os portes e ramos de atividade estão cada vez mais dando atenção à necessidade de uma cultura de segurança cibernética resiliente. Assim, minha equipe, que já é de altíssima eficiência, deverá crescer muito e em curto prazo", comenta ela.
A Head de Conscientização explica que atua com o objetivo de que as empresas ampliem suas capacidades de planejamento relacionadas a campanhas de Segurança da Informação. "Trata-se de fazer uma conscientização constante e de caráter mais humanizado, que inclui o entendimento de que estamos tratando com pessoas. As campanhas que sugerimos são baseadas em jornadas conectadas, que unem ações físicas e lúdicas e também digitais. Por exemplo, quando visitamos um cliente, fazemos uma ação em que entregamos aos funcionários paçocas em embalagens que descrevem cocadas, e com vários erros de português. A intenção é fazer com que esses profissionais reflitam se aceitam coisas sem ler e sem compreender exatamente do que se trata, como quando recebem e-mails que pedem para clicar em links duvidosos. Essas ações são extremamente mais eficazes do que campanhas de Segurança da Informação realizadas apenas no momento em que o funcionário entra em uma empresa, e que geralmente se resumem a alguns poucos treinamentos online ou leitura de textos", diz Natália.
A executiva explica que para que essa linha de ação seja possível, é preciso que as empresas e organizações entendam que a linha de frente de todo o ambiente corporativo de Segurança da Informação são as pessoas. " Existe um indicador que diz que 98% dos problemas de cibersegurança em uma empresa são responsabilidade dos colaboradores. Esses dados precisam ser ressignificados, e esses 98% podem ser transformados em um firewall humano. Com isso, elevamos o nível de maturidade de SI de uma empresa, que passa a ser potencializadora dos resultados de mercado que ela deve ter", conclui a executiva.