Uma nova pesquisa realizada pela Norton, marca de cibersegurança da Gen, aponta que mais da metade (56%) dos brasileiros planejam realizar a maior parte de suas compras de fim de ano no ambiente digital. O estudo também aborda o interesse dos consumidores no Brasil, quanto à adoção de ferramentas de IA para aperfeiçoar suas escolhas de produtos durante o período de festas.
Os dados do levantamento da Norton revelam que 44% dos brasileiros pretendem utilizar a inteligência artificial como ChatGPT para encontrar ideias de presentes, um aumento considerável comparado aos 36% do ano passado. Mais da metade (56%) dos brasileiros observaram que os resultados de pesquisas aprimoradas por IA forneceram recomendações personalizadas para suas compras de fim de ano. Adicionalmente, 46% dos brasileiros disseram estar propensos a usar ferramentas de IA para encontrar as melhores ofertas.
O diretor de inovação da Norton, Iskander Sánchez-Rola, afirma que: "Nossa pesquisa também revelou que quase três em cada cinco (59%) dos entrevistados no Brasil acreditam que as ferramentas de IA são úteis e melhoram a experiência nas compras online. No entanto, embora os consumidores estejam cada vez mais abertos ao uso da inteligência artificial para aprimorar as suas experiências de compra no mundo digital, ainda existe uma necessidade crítica de garantir a segurança e a precisão das informações online".
Iskander Sánchez-Rola acrescenta que "30% dos entrevistados no Brasil disseram ter usado um chatbot de IA ao fazer compras online para as festas de fim de ano. Destes, 53% afirmaram que receberam informações imprecisas da inteligência artificial. Contudo, dois em cada cinco (43%) dos entrevistados no Brasil confiam na segurança das informações privadas tratadas por essas tecnologias.
A pesquisa também mostra que 51% dos consumidores entrevistados prefeririam abandonar uma compra se não pudessem falar com um representante real de atendimento ao cliente e tivessem que usar um chatbot.
Dicas para evitar golpes durante as compras de fim de ano
Em tempos de um grande número de ofertas online para compras de fim de ano, também crescem os riscos de fraudes relacionadas ao tema. Iskander Sánchez-Rola recomenda algumas práticas para proteger os consumidores a não serem vítimas de ações de cibercriminosos, especialmente nessa época:
• Mantenha-se informado: conhecer os golpes mais comuns e as táticas que os golpistas usam é uma das melhores defesas que o consumidor pode ter. Estar ciente sobre as ameaças, pode ser fundamental para evitar se tornar uma vítima.
• Use dispositivos seguros: ao realizar compras online, sempre utilize dispositivos que estejam atualizados com os sistemas operacionais e softwares mais recentes. Isso ajuda a minimizar o risco de que golpistas acessem informações sigilosas dos usuários.
• Verifique antes de comprar: antes de inserir qualquer informação de pagamento, sempre confirme se você está no site correto. Um simples erro pode levá-lo a um site fraudulento.
• Desconfie de pedidos não solicitados de doações: embora a temporada de doações possa inspirar generosidade, é importante ser cauteloso. Não confie automaticamente em todos os pedidos de caridade. Se você estiver interessado em doar, pesquise a instituição para garantir que ela seja legítima.
• Evite o uso de wi-fi público sempre que possível: o uso de redes Wi-Fi públicas pode expor as suas informações a riscos desnecessários. Desconecte o Wi-Fi durante os dias de compras ou use uma conexão segura para proteger-se contra ataques do tipo man-in-the-middle e outras fraudes.
• Use cartões de crédito para compras: pagar suas compras com cartão de crédito é uma escolha inteligente, pois esses cartões fornecem uma camada de proteção contra fraudes, que não está disponível diretamente nas contas bancárias.
• Compre em sites confiáveis: se uma oferta parece boa demais para ser verdade, desconfie. Prefira realizar as suas compras em sites conhecidos e confiáveis, e familiarize-se com os sinais que indicam se um site é seguro.
• Use uma ferramenta de detecção de golpes: instale um software de segurança, como o Norton 360, para proteger a sua navegação online. Ele oferece navegação segura com VPN, proteção contra malware e monitoramento de roubo de identidade, garantindo uma experiência de compra mais segura.
O estudo foi conduzido online no Brasil pela Dynata em nome da Gen, de 2 a 11 de setembro de 2024, entre 1.000 adultos com 18 anos ou mais.