O ministro das Comunicações, Hélio Costa, participa nesta quinta-feira (30/11), em Uberlândia (MG), de reuniões com empresas e institutos de pesquisas para definir os detalhes finais do acordo de cooperação tecnológica entre Brasil e Coréia do Sul. A assinatura do convênio deverá ser feita na próxima semana.
Serão investidos cerca de US$ 1,5 milhão, nos próximos dois anos, para iniciar os trabalhos no centro de pesquisa de tecnologia de informação e comunicação. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) deverá liderar o desenvolvimento do centro e das pesquisas, em consórcio com outras instituições públicas de ciência e tecnologia que atuam na área de microeletrônica (projeto de circuitos integrados). O desenvolvimento na UFU será concentrado na área de software (aplicações de rastreamento para agronegócio e logística).
?Esse acordo vai permitir ao Brasil avançar mais ainda nas pesquisas e no desenvolvimento tecnológico. O país que não investe em pesquisa ficará para trás no competitivo mercado mundial das telecomunicações. Atualmente, o Brasil está se destacando no desenvolvimento dos produtos de tecnologia de ponta?, afirmou o ministro Hélio Costa.