CNPq divulga novo censo sobre grupos de pesquisa

0

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) divulgou os resultados do novo censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Realizado durante o ano de 2006, o censo apresenta o cenário atualizado da ciência brasileira a partir de informações dos grupos de pesquisa, sua distribuição geográfica, as linhas de pesquisa, bem como a produção científica, tecnológica e artística dos pesquisadores e estudantes.

Responderam ao censo mais de 21 mil grupos de pesquisa de 403 instituições, englobando 90.320 pesquisadores e 128.969 estudantes. Os números representam um importante crescimento em relação ao levantamento anterior, de 2004, quando foram registrados 19 mil grupos e 77 mil pesquisadores. Dentre os pesquisadores registrados, 57,5 mil são doutores, representando 64% do total. São cerca de 10 mil doutores a mais que os registrados no censo de três anos atrás.

Os novos dados obtidos mostram que vem ocorrendo uma pequena, mas constante, descentralização regional da pesquisa. Somente nos últimos dois anos, enquanto o Sul e Sudeste, juntos, registraram um crescimento de 5% no número de grupos, as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte cresceram cerca de 17%, destacando-se ainda mais a região Norte, com 21%. Como conseqüência, a participação percentual dessas três regiões em relação ao Brasil cresceu de 24% para 26%.

Do total de pesquisadores do Censo 2006, 48% são mulheres e 52% homens. Essa relação percentual tem se alterado sempre em favor das mulheres, ou seja, a participação percentual delas vem crescendo em todos os censos. Um crescimento contínuo – em média quase dois pontos percentuais a cada censo ? e sólido. E isso se verifica também em relação à condição de liderança. Assim, embora os grupos, em sua maioria (57%) sejam liderados por homens, as mulheres estão cada vez mais ocupando a condição de líder de grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.