Os ministros das telecomunicações dos 27 países da União Européia (UE), reunidos nesta quinta-feira (29/11) em Bruxelas, aprovaram o desenvolvimento do sistema europeu de televisão móvel. O sistema Digital Video Broadcasting-Handheld (DVB-H) deverá ser transformado até junho do próximo ano na norma européia para as transmissões de TV por celular.
O sistema, desenvolvido por um consórcio liderado pela finlandesa Nokia, será registrado em fevereiro na lista de padrões europeus.
O Conselho de Ministros dos Transportes, Telecomunicações e Energia da União Européia deu aval ao projeto. "O conselho tomou nota do processo evolutivo da televisão móvel, tendo aprovado conclusões que apóiam a Comissão Européia [braço executivo da UE]", destacou o ministro português dos Transportes, Mário Lino.
A comissária européia para as telecomunicações, Viviane Reding, adiantou que "os consumidores serão os principais beneficiários" de um sistema em que "a indústria européia terá uma parte de leão do mercado".
O prazo esperado para o funcionamento da televisão móvel na EU, segundo Reding, "tão fácil, atrativa e barata como fazer um telefonema", é o Campeonato Europeu de Futebol de 2008, a ser realizado na Áustria e na Suíça.
Com informações da Agência Lusa.