Brasil vende 3,7 milhões de PCs no 3º trimestre, aponta IDC

0

O mercado aquecido ajudou a acelerar as vendas de computadores no terceiro de trimestre no país, que atingiu a marca de 3,7 milhões de unidades comercializadas. O número consta do estudo divulgado nesta segunda-feira, 29, pela IDC Brasil, e representa 19% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado e 8% a mais do que o alcançado no segundo trimestre. Entre o total de máquinas vendidas no período, 52% foram desktops e 48% são notebooks.
A previsão é de que até o fim do ano serão comercializados 13,8 milhões de computadores, o que representa 24% mais do que o apresentado em 2009. "O varejo mostrou amadurecimento e antecipou as compras de Natal junto aos fabricantes", declara Martim Juacida, analista de mercado da IDC.
Mais uma vez os notebooks lideraram no segmento doméstico. Somente neste último balanço eles representaram 60% das vendas para o setor. "Desde 2001 esse tipo de equipamento é objeto de desejo e tem se tornado cada vez mais alvo das estratégias dos fabricantes, que acabam tendo margens de lucros maiores com esse tipo de venda", diz o analista da IDC.
Já o segmento corporativo representou 26% do total de máquinas comercializadas, sendo grande parte delas desktops. Os notebooks avançaram mais lentamente se comparado ao segmento doméstico. Os computadores vendidos para os setores de educação e governo representam 8% do total.
O estudo da IDC revela ainda que o mercado cinza vem registrando quedas consecutivas e no terceiro trimestre representou um quarto do total de PCs vendidos. Segundo a IDC, esse segmento tem perdido força por conta do trabalho realizado pelos fabricantes e pelo varejo no que se refere à facilidade de compra e disponibilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.