A British Telecom (BT) firmou dois contratos, no valor de R$ 272,8 milhões, com a Caixa Econômica Federal, por meio de sua subsidiária Vicom, para fornecer serviços de telecomunicações, em âmbito nacional, para interligar a rede de casas lotéricas e os correspondentes bancários aos data centers da instituição. Conforme os termos do acordo, a BT irá conectar 11 mil lotéricas, que também prestam serviços bancários básicos, incluindo recebimento de benefícios. As conexões serão implantadas mediante a integração de várias tecnologias de acesso e backbone. A rede será gerenciada pela BT por meio de seu centro de operações localizado em Hortolândia, no interior de São Paulo, que coordenará a atuação das equipes de campo. Ao todo, serão mais de 35 mil terminais lotéricos instalados no Brasil.
Também será modernizada a solução que transmite a Brasília os sorteios realizados nos caminhões da sorte, que levam as loterias a todo o país. Além de substituir o contrato atual da Caixa com a BT, o novo acordo incorpora inovações tecnológicas em segurança de rede, disponibilidade e eficiência de serviço. Já o contrato relativo aos correspondentes bancários prevê a conexão de 5,6 mil pontos em todo país, estendendo o alcance dos serviços da Caixa e contribuindo para o objetivo estratégico de integrar a população ao sistema financeiro.
No caso da rede dos correspondentes, a BT usará predominantemente tecnologia de satélite, que tem cobertura em todo o território nacional. A BT também é responsável pelo suporte preventivo das redes, serviços de help desk para manutenção remota e manutenção presencial.
- Rede