O mercado mundial de PCs se recuperou da crise e manteve vendas aquecidas neste ano, mas em ritmo menos acelerado que o previsto. Em razão disso, o Gartner reviu a projeção de crescimento das vendas no ano para 14,3%, índice inferior aos 17,9% previstos em setembro. A expectativa da consultoria é que a remessa mundial de PCs totalize 352,4 milhões de unidades no ano, ante 308,3 milhões computadores registrados em 2009.
Para o ano que vem, a consultoria estima que o total de computadores embarcados atingirá 409,1 milhões de unidades, o que, se confirmado, representará uma expansão de 15,9% em relação a este ano. Mesmo assim, o número também representa uma redução na projeção de crescimento, que inicialmente era de 18,1%.
A revisão das estimativas de crescimento, de acordo com o Gartner, estão associadas à menor demanda dos consumidores por PCs, devido, em grande parte, ao maior interesse por tablet PCs, como o iPad. Rafael Vasques, analista de pesquisas da consultoria, salienta que o mercado de PCs será afetado por dispositivos que proporcionem aos consumidores uma maneira mais simples e ágil de consumir conteúdo, como os tablet PCs e os smartphones mais sofisticados.
O analista observa que os mercados emergentes devem continuar a impulsionar o crescimento das vendas mundiais de PCs e responder por mais de 50% das remessas no fim de 2011.
- Retração