A Mastercard anunciou nesta terça-feira, 29, que a tecnologia para autenticar pagamentos usando impressão digital ou reconhecimento facial (selfie) já está disponível para Brasil e México. Conhecida como Identity Check Mobile, a solução permitirá que os usuários façam a confirmação de pagamentos em loja online usando a câmera frontal de seus dispositivos mobile ou o leitor biométrico, o que elimina a necessidade de senhas.
A tecnologia funciona com o consumidor se cadastrando com a digital ou com uma selfie. Para isso, ele deve baixar um aplicativo, que pode ser da Mastercard ou do seu banco. Ao efetuar uma compra online, o aplicativo pede a confirmação facial ou da impressão digital. Após a autenticação, o banco confirma a aquisição do produto. Para o lojista, não há alterações.
O serviço ficará disponível para usuários de cartão pré-pago, débito e crédito, além de pessoas físicas e pessoas jurídicas e pode funcionar em smartphones, tablets, PCs e até videogames. De acordo com a bandeira de cartões, o uso dessa tecnologia pode evitar que os consumidores deixem de fazer compras. Uma pesquisa recente da empresa aponta que 30% dos internautas não efetuam a aquisição de produtos no "carrinho de compras" dos e-commerces por esqueceram suas senhas.
"Os consumidores tendem a esquecer as senhas na hora da compra. Isso leva ao abandono do carrinho", disse Valério Murta, vice-presidente de produtos e soluções da Mastercard no Brasil e Cone Sul. "Essas novas tecnologias vêm para substituir as tradicionais senhas por uma coisa que a pessoa é – como a selfie".expectativa é que o serviço comece a chegar ao consumidor no primeiro trimestre de 2017, devido a um período de adaptação com emissores e adquirentes. Além de Brasil e México, a tecnologia está em funcionamento em 14 países: Estados Unidos, Canadá, Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Hungria, Holanda, Noruega, Espanha, Suécia e Reino Unido.