Google anuncia novos recursos do programa Meu Negócio para incluir presença de PMEs nas buscas

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De olho num mercado de milhões pequenos negócios que não tem um site na Internet, o Google anunciou nesta quarta-feira, 29, a expansão do seu programa Google Meu Negócio para ajudar as empresas a ter presença on-line na Busca e no Google Maps de forma gratuita.

Segundo explica Susana Ayarza, diretora de Marketing do Google Brasil, existem 10 milhões de empresas no país, da quais 52% das quais são PMEs responsáveis por 27% do PIB – Produto Interno Bruto, sendo que 40% delas não tem um site.  "Como existem 131 milhões de internautas no Brasil pode se ter uma dimensão de oportunidade de negócios que elas estão deixando da aproveitar".

Susana Ayarza, diretora de Marketing do Google Brasil

As empresas que desejarem aderir ao programa aberta ter uma conta Gmail, e seguir uma série de procedimentos para cadastrar e construir um site, de forma simples e autoexplicativa, através do desktop ou celular. Ele deve criar um perfil e inserir in as informações básicas do negócio, como horário de funcionamento, telefone para contato, endereço e fotos. Os negócios que incluem fotos recebem 40% mais cliques no botão "Como chegar", que abre o Google Maps automaticamente.

Também disponibiliza a ferramenta de Postagens para os estabelecimentos conquistarem novos clientes, compartilhar novidades, contar sobre atualizações e ofertas diretamente nos resultados da Busca do Google. Há também a otimização para smartphones, ou seja, o conteúdo exibido para o futuro cliente será perfeito em qualquer tamanho de tela.

O programa que teve início no passado, mas com o domínio em inglês, "business"  conta com150 mil empresas cadastradas, que automaticamente foram migradas para a extensão em português "meu negócio".  Esse domínio, no entanto, não faz parte do Registro.br.

No futuro, os engenheiros  do Google pretendem incluir na plataforma solução de meio de pagamento Google Pay e outros recursos. 

Pesquisa

Para entender melhor esse universo de PMEs o Google realizou uma pesquisa com mais de 2.600 brasileiros, acima de 18 anos, homens e mulheres, de todas as classes sociais e que fizeram buscas on-line por produtos/serviços nos últimos seis meses, que mostra que consumidores buscam: preços (69%), informações gerais sobre produtos e serviços (47%), e opinião de terceiros (42%).

A popularização dos smartphones criou uma nova geração de consumidores. conectados que mudou o jeito das empresas fazerem negócios. Seja na Busca ou na decisão da compra, é preciso estar atento às novas exigências. Com 80% dos consumidores com um computador na mão, tudo fica mais rápido e ganha a empresa que tem uma presença digital, com informações rápidas, atualizadas e de fácil acesso. Hoje, 72% dos usuários confiam mais em um negócio quando ele aparece no resultado de uma busca on-line. É neste cenário que o Google avalia as oportunidades para as PMEs brasileiras.

Veja os principais dados: 

Presença nos buscadores é fundamental

– 33% utilizam mapas no início do processo de busca

– 59% utilizam buscadores no início do processo

– 42% utilizam redes sociais no início do processo

– 47% consideram que os buscadores impulsionam o acesso ao website on-line do negócio

– 66% acreditam que é importante aparecer nas buscas quando a procura é por negócios ou serviços

– 80% declaram que ter o horário de funcionamento na página de resultados do buscador pouparia tempo. 

Focar nas informações básicas sobre o negócio

– 43% declaram ser muito mais provável visitar o negócio na presença de informações de horário, telefone e localização

– 41% afirmam ser muito mais provável visitar o negócio na presença de telefone

– 77% disseram que poder ligar diretamente no estabelecimento pouparia tempo.

– 70% escolheria outro estabelecimento/profissional se encontrasse informação errada na página de resultados do buscador

– 68% escolheria outro estabelecimento/profissional se encontrasse pouca ou nenhuma informação na página de resultados do buscador. 

Os mapas ganham importância

– 18% usam essa fonte no final do processo de compra

– 79% acreditam que ver a localização do negócio em um mapa economizaria tempo. 

Ter um site próprio

– 66% dos entrevistados afirmam que é importante ter uma página própria na web

– 65% dos consumidores afirmam serem mais favoráveis a comprarem produtos ou serviços de empresas que tenham um site, em relação às empresas que não tem. 

Incentivar a volta do consumidor é importante

– 42% consideram comentários importantes para a tomada de decisão

– 49% buscam por comentários

– 39% consideram que a presença da avaliação torna muito mais provável a visita ao negócio

– 67% valorizam as avaliações nos resultados do buscador.

Disponibilizar o maior número de informações

– 79% concordam que ter mais informações na página de resultados do buscador permitiria encontrar um estabelecimento que se ajustasse melhor ao que está sendo procurado

– 75% se sentem mais tranquilos (as) ao ver muitos comentários/pontuações

positivas na página de resultados do buscador, no que diz respeito ao negócio

– 73% afirmam que ter comentários na página de resultados do buscador pouparia tempo

– 72% confiariam mais em um estabelecimento se sua informação aparecesse incluída na página de resultados do buscador

– 66% disseram que ver fotos de um estabelecimento na página de resultados do buscador indica um estabelecimento de maior renome.

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