A Black Friday de 2017 sinalizou resultados positivos para o desempenho dos e-commerces: essa é a conclusão do Indicador de Varejo da Mastercard, SpendingPulse, analisando os resultados de venda totais de 2017 ante 2016.
Considerando o final de semana da Black Friday– sexta, sábado e domingo – o e-commerce teve crescimento de 29,5%, ante o final de semana da Black Friday de 2016. Hobbies & Livraria foram os setores de evidência, com expansão de 34,3%, enquanto os setores de móveis e eletrônicos cresceram 30,1%.
As vendas totais do varejo físico – excluindo os setores de automóveis e materiais de construção – também apresentaram aumento, com a expansão de 5% sobre a Black Friday 2016.
"Os resultados da Black Friday de 2017 ante 2016 sinalizam uma tendência positiva no varejo, inclusive nas vendas do Natal. A confiança do consumidor está melhorando gradativamente, além disto o depósito da primeira parcela do 13º salário impactou as vendas com o incremento da massa salarial. Ainda que o cenário seja de cautela, as projeções para o varejo são otimistas para a reta final de 2017", analise César Fukushima, economista-chefe da Mastercard Advisors no Brasil.