Mais da metade dos consumidores brasileiros utilizam sites para fazer compras e pesquisam online antes de adquirir produtos em lojas físicas. É o que aponta a pesquisa global da hábitos de consumo da Wirecard, uma das plataformas de pagamento que mais crescem no mundo. A Wirecard Global Consumer Survey 2019, realizada em parceria com a Vanson Bourne, entrevistou 4.500 pessoas nos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Alemanha, França, Singapura, Hong Kong e Austrália, entre outubro e novembro deste ano.
O Brasil se destaca nas transações online, especialmente no desktop, onde 51% dos entrevistados disseram ter comprado nos últimos 12 meses. A efeito de comparação, nos Estados Unidos esse índice é de apenas 28%, contra 31% da Austrália.
Outro hábito interessante de consumo identificado no Brasil é o de pesquisar produtos online antes de comprar nas lojas físicas. De acordo com a pesquisa, 68% dos brasileiros realizam esse procedimento em praticamente todas as aquisições que fazem. Na Alemanha, apenas 21% dos entrevistados adotam a prática.
A pesquisa também mostra como o tipo de produto influencia no canal utilizado para a transação. Enquanto itens de supermercado tiveram 77% das vendas realizadas em lojas físicas, 57% de serviços e produtos de lazer e turismo foram negociados pela Internet. O método "click and collect", no qual o cliente compra online e retira em loja, teve maior predominância nos eletrônicos (16%).
A Wirecard analisou ainda a maneira como as compras online são realizadas. A situação mais comum na qual as pessoas compram é enquanto relaxam (74%). Quase metade (48%) dos entrevistados compra enquanto assiste à TV, e 37% na cama. Um em cada quatro consumidores adquirem produtos no horário de trabalho.
Jovens utilizam mais o banheiro para comprar
Os millenials são conhecidos pela capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo e por quase nunca estarem desconectados. Por isso, eles são também os que fazem compras nos momentos mais inusitados.
Comprar online enquanto usa o banheiro é algo natural para 26% dos entrevistados entre 18 e 29 anos, enquanto apenas 9% das pessoas entre 45 e 60 anos disseram adotar a prática. Os mais jovens também são aqueles que mais compram quando já estão na cama prestes a dormir (61%). Entre as pessoas com 60 anos ou mais, esse índice é de apenas 13%.
Homens são mais "desconfiados"
A pesquisa também traz recortes de hábitos de consumo por gênero e constata que os homens são menos propensos a dividir seus dados pessoais em troca de promoções. Cerca de 20% dos entrevistados disseram que não compartilhariam suas informações por descontos de jeito nenhum, tanto em lojas físicas quanto em e-commerce. Entre as mulheres, apenas 13% não entregariam seus dados em lojas físicas, e 15% não o fariam na Internet.