A receita do mercado de de CPaaS (Communications Platform-as-a-Service) gerada na América do Norte saltará de US$ 3,7 bilhões, em 2021, para US$ 15 bilhões, em 2026, segundo estudo realizado pela Juniper Research. De acordo com a pesquisa, há uma alta demanda por canais móveis, como SMS e serviços de voz, por parte das empresas, o que cria um mercado atraente aos fornecedores de CPaaS que oferecerem um serviço centralizado para comunicações de saída.
A pesquisa prevê que este crescimento impulsionará o investimento dos principais fornecedores de CPaaS na região da América do Norte. Por sua vez, prevê-se que a região represente 45% do valor de mercado global de CPaaS até 2026, apesar de representar apenas 5% dos assinantes móveis globais.
O novo estudo, "CPaaS: Future Market Outlook & Emerging Opportunities 2021-2026", incentiva as plataformas CPaaS a investirem na funcionalidade de mensagens conversacionais baseadas em IA para potencializar o crescimento. Ele prevê que permitir que os assinantes móveis comprem bens digitais e físicos por meio do cliente de mensagens nativas aumentará ainda mais o apelo da plataforma de um fornecedor.
Os fornecedores de CPaaS devem, então, capitalizar no crescimento das mensagens móveis por meio de acordos de compartilhamento de receita. Para maximizar esse novo canal, o relatório sugere que os fornecedores de CPaaS priorizem a integração dos principais varejistas de comércio eletrônico nos EUA e garantam que os detalhes de pagamento sejam armazenados com segurança.
Ásia-Pacífico representa a próxima grande oportunidade de crescimento
O relatório prevê que, à medida que os serviços de CPaaS se tornam cada vez mais competitivos na América do Norte, os principais fornecedores buscarão capitalizar no crescimento futuro na região da Ásia-Pacífico. Ele prevê que a receita na região aumentará de US$ 2,2 bilhões em 2021 para mais de US$ 9 bilhões em 2026; representando um crescimento de mais de 300% nos próximos 5 anos.
O autor da pesquisa Sam Barker comentou: "A América do Norte representa uma oportunidade imediata para o crescimento do fornecedor de CPaaS, mas as estratégias de crescimento de longo prazo exigirão que os fornecedores invistam suas operações em outras regiões, à medida que a América do Norte se torna saturada."