O contrato entre Simpress e Cobasi começou com outsourcing de impressoras e, ao longo do tempo, foi ampliado para outras soluções até chegar aos atuais 2,4 mil equipamentos entre notebooks, monitores, desktops, impressoras e smartphones.
Em outubro, a rede de lojas de produtos pet trocou 550 estações de trabalho com notebooks e monitores modernos da marca HP com a Simpress. Os dispositivos são utilizados principalmente no setor administrativo de lojas da Cobasi em todo o Brasil. Com sede na capital paulista, na Vila Leopoldina, a empresa tem atualmente mais de 240 lojas no Brasil. Por serem leves e portáteis, os notebooks garantem mais mobilidade para a empresa, além de serem ideais tanto para trabalho remoto quanto híbrido.
Mais que equipamentos, mais monitoramento
A parceria entre a Simpress e a Cobasi oferece também uma Central de Monitoramento que supervisiona os desktops e notebooks da rede de lojas de produtos pet. Essa solução previne problemas de invasão, localiza máquinas em diversas regiões quando necessário e fornece relatórios mensais com análises preditivas, como a identificação de softwares duplicados ou não originais. Também contribui para a redução de gastos indevidos e previne problemas futuros que poderiam interromper o trabalho dos colaboradores ou causar prejuízos resultantes de falhas de segurança.
Setup customizado
Para a troca de notebooks, o time de técnicos da Simpress realizou o serviço de rollout, tornando as máquinas mais modernas. Toda a montagem e a pré-configuração dos notebooks e monitores foram feitas para deixar os equipamentos prontos para uso dos colaboradores. Dessa forma, o time interno de TI da Cobasi pôde focar em atividades mais estratégicas da empresa, sem perderem tempo com esse tipo de serviço nos equipamentos de mais de 550 funcionários.
Vantagens do outsourcing
"Uma de nossas dificuldades era conseguir novos equipamentos porque o valor de investimento é muito alto, com parcelas a perder de vista. Com isso, era mais difícil termos equipamentos com as tecnologias mais avançadas. Com o outsourcing, não temos mais esse problema. Esse é um dos grandes benefícios das soluções da Simpress", diz Wesley Novais, coordenador de TI da Cobasi.
Novais aponta outros pontos positivos do outsourcing. "Falando de impressoras instaladas na ponta, temos reposição de material de forma totalmente on-line. O sistema identifica quando o toner é trocado e envia uma notificação automática para a Simpress providenciar o envio de outro, sem necessidade de um colaborador da Cobasi fazer o pedido – o insumo chega na unidade com agilidade. Outra vantagem é que a Simpress atende em todo o Brasil. A Cobasi tem lojas em mais de 15 estados, isso é um fator facilitador para nós pois conseguem nos atender sem termos impacto nas operações críticas das lojas. Além disso, sempre que renovamos contrato, obtemos máquinas novas e atualizadas. E, com suporte técnico da Simpress, o setor de TI da Cobasi consegue focar mais em outras atividades da empresa, como em melhorar o SLA e atender a demandas de lojas e CDs de forma mais eficiente, retirando do dia a dia da Cobasi a parte de TI física – isso foi transferido totalmente para nosso parceiro Simpress", afirma o coordenador.
"Algumas mudanças e transformações são inevitáveis e uma delas é a adesão cada vez maior de empresas que são referência em seus segmentos, como é o caso da Cobasi, ao modelo de outsourcing do parque instalado de equipamento de TI. Não faz sentido para uma empresa comprar um computador ou notebook e pouco tempo depois o equipamento ficar obsoleto. As vantagens do outsourcing com a gestão e manutenção da Simpress são: monitoramento, gestão centralizada, SLAs customizados, preservação de capital de giro e trocas rápidas, além de equipamentos de TI com emissões de carbono neutralizados. A partir do momento que uma companhia adota esse modelo, ela não volta atrás", diz Georgia Rivellino, diretora de Marketing, Produtos e Soluções da Simpress.
Compensação de carbono
A Cobasi é uma das clientes da Simpress com contrato que inclui neutralização de dióxido de carbono (CO2) dos equipamentos. Com a iniciativa, são compensadas as emissões relacionadas ao consumo de energia elétrica dos dispositivos (como notebooks, tablets, PCs, impressoras e smartphones) locados pelos clientes da Simpress. Desde maio de 2023, quando o programa foi lançado, cerca de mil contratos da Simpress incluem a neutralização de carbono dos equipamentos. Os clientes que aderem ao Carbon Neutral recebem certificado do Green Carbon com chave de validação e selo digital de plantação FSC (Forest Stewardship Council), além de laudo técnico de sequestro de gás carbônico. A meta da Simpress é, até 2030, estar com 100% da base instalada neutralizada.
Muito além da locação
Com 60 das 100 maiores companhias do país como clientes, a Simpress está liderando a transformação do mercado de notebooks, smartphones, coletores de dados e impressoras térmicas usadas por grandes e médias empresas no país para o modelo de outsourcing, assim como fez de forma pioneira com as impressoras há mais de duas décadas.
A solução de outsourcing da Simpress vai além da locação: oferece gestão completa e entrega de dispositivos personalizados e prontos para uso, incluindo suporte contínuo e monitoramento para garantir o desempenho ideal dos equipamentos. Em casos de quebra ou furto, a reposição é rápida, minimizando impactos para o cliente. A empresa se destaca pelo atendimento em todo o Brasil, com SLA agressivo e soluções abrangentes que integram múltiplos serviços. Além disso, a segurança é priorizada para garantir uma gestão eficiente e proteger o parque de dispositivos.