Serpro soma 110 clientes internacionais

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Na última quinta, 28, o Serpro apresentou dois novos produtos especialmente voltados para o mercado internacional: o gov.ID e o Datavalid Global. A exposição aconteceu durante palestra sobre transformação digital e novos modelos de negócio, ocorrida em Brasília, no segundo dia do XXIX Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública. Países da África, América do Sul e Caribe já estão negociando a contratação dos serviços. A empresa pública do governo federal já possui 110 clientes internacionais nos cinco continentes do mundo.

"Esses lançamentos fazem parte da estratégia da empresa de promover uma TI econômica e tecnologicamente sustentáveis", explicou Rafael Ferreira, gerente de Mercado Internacional da estatal. "O gov.ID já despertou um interesse forte em governos africanos. Já a grande vantagem do Datavalid Global é que seu motor biométrico, por ter sido desenvolvido levando em conta a diversidade do povo brasileiro, não apresenta o viés étnico às vezes encontrado em produtos de outros países. Isso ajudou a despertar a atenção de clientes da América do Sul e Caribe", explicou o gerente.

Círculo Virtuoso

Durante a palestra foi explicada a estratégia do Serpro, adotada nos últimos anos, de buscar remuneração no mercado e se libertar da dependência de investimentos públicos para oferecer serviços ao cidadão. Um exemplo é a venda de serviços de validação de identidade para o setor bancário. "Fizemos uma estimativa de que nossos produtos já evitaram cerca de R$ 12 bilhões em fraudes, um rombo que deixou de ser repassado para as taxas dos clientes. Ao mesmo tempo, os contratos ajudaram no financiamento de novos serviços do governo", relatou Rafael Ferreira. "Tendo uma cadeia produtiva na ponta, é possível aplicar esse modelo, um círculo virtuoso que permite a criação de políticas públicas para o cidadão", concluiu.

Outro caso de sucesso é o da CNH digital, documento eletrônico gratuito utilizado por mais de 50 milhões de usuários. "Existem estudos que tratam da influência desse documento digital na redução do número de mortes causadas por motoristas com carteira de habilitação falsas. Já deixamos de discutir apenas a tecnologia em si para trazermos seu impacto real na vida dos brasileiros", exemplificou o gerente do Serpro.
O contexto que permitiu a criação de novas formas de monetização foi a publicação da Lei das Estatais, em 2016. A partir daí, empresas públicas passaram a poder procurar novas formas de parceria com o setor privado e isso se refletiu no número de clientes privados do Serpro. No ano de publicação da norma, eram apenas 255, passando para 25 mil em 2022 com a projeção de 50 mil em 2024.

Já na sua vigésima nona edição, o Congresso Internacional do CLAD sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública reúne especialistas, gestores públicos, acadêmicos e autoridades de todo o mundo para debater sobre inovações e melhorias na administração pública. O evento acontece até sexta-feira, 29 e traz painéis, oficinas e mesas-redondas sobre temas como transformação digital, políticas sociais e sustentabilidade.

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