Governo gaúcho define criação de certificadora digital

0

O Comitê Estratégico da Autoridade Registradora do Rio Grande do Sul (AC-RS), comissão encarregada de analisar e propor a melhor maneira de efetivar a criação de autoridades certificadoras digitais naquele estado, realizou na semana passada sua terceira reunião e que contou com a presença de representantes dos poderes legislativo, judiciário e executivo do Rio Grande do Sul. Participaram também do encontro o presidente do ITI, Renato Silveira, e o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Kalil Sehbe Neto.

Durante a reunião foi entregue o modelo de implantação da AC-RS ao comitê. O documento trouxe o detalhamento técnico do projeto em seus vários aspectos, como o estudo de viabilidade do projeto, sua adequação à ICP-Brasil (infra-estrutura de chaves públicas brasileira) e ao modelo legal e operacional de autoridades certificadoras, além de traçar os diversos cenários para a adoção do modelo de ACs no sistema brasileiro.

O grupo de trabalho que elaborou o documento concluiu em seu relatório que se deve optar por uma "AC normativa", nos moldes da Receita Federal brasileira e da AC-JUD, autoridade certificadora da Justiça Federal. Dessa forma, a AC gaúcha ficaria vinculada à administração direta, como uma estrutura da Casa Civil do governo estadual, por exemplo. Nesse modelo seria possível a entrada de outras ACs na cadeia de certificação da AC-RS, desde que essas cumprissem a política de segurança traçada.

Segundo o presidente do ITI, Renato Martini, a expectativa é que no mês de fevereiro o comitê entregue ao legislativo gaúcho projeto de lei criando formalmente a AC-RS. Martini também se reuniu com o deputado e líder do PT na Assembléia Legislativa gaúcha, Adão Villaverde, para debater os avanços e a importância da certificação digital para o país. Segundo ele, o crescimento da plataforma ICP-Brasil no último biênio trouxe enormes avanços em aplicações de governo e de vários segmentos econômicos. O principal tema do encontro foi a importância da construção da AC-RS e seus impactos em programas de governo eletrônico, assim como na cidadania digital.

No mês que vem, será enviada à Assembléia Legislativa projeto de lei para a constituição da AC-RS. ?Esse é um importante passo para consolidar um modelo baseado na concentração de esforços dos poderes públicos estaduais?, avaliou Martini.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.