A Oracle anunciou que integrará o IBM AIX Collaboration Center, o centro de colaboração para o sistema operacional da fabricante, como parceiro fundador. Segundo a empresa, seus desenvolvedores trabalharão em conjunto com a IBM a fim de integrar mais plenamente os aplicativos Oracle às versões atuais e futuras do AIX 5L.
A intenção da empresa é continuar a oferecê-los tanto em AIX como em outras plataformas, com o propósito de permitir uma maior exploração pelos clientes dos recursos, incluindo virtualização, segurança e portabilidade entre plataformas. As duas empresas compartilham mais de 11 mil clientes em todo o mundo.
"Nossos aplicativos oferecem aos clientes as ferramentas de que eles precisam para gerenciar as informações utilizadas na operação de seus negócios?, disse Charles Phillips, presidente da Oracle, acrescentando que a parceria permitirá à empresa tirar proveito dos resultados que ambas alcançaram nos últimos anos.
Os sistemas IBM System p5 e eServer p5, segundo o executivo, têm mais de 70 referências de liderança em quesitos de desempenho computacional. No começo de 2005, a Oracle e a IBM haviam anunciado um recorde mundial no benchmark TPC-C de performance em um sistema com 32 processadores.
"O interesse da Oracle e seu investimento na plataforma de desenvolvimento AIX são um reconhecimento da liderança da IBM no mercado Unix e do nosso foco na criação de tecnologias fundamentais para o futuro dos nossos clientes e parceiros?, disse Adalio Sanchez, diretor-geral do IBM eServer pSeries.